Imagem de fundo do header
VGN-UX390N é pequeno e eficiente
Home  >  Review
REVIEW

VGN-UX390N é pequeno e eficiente

Esse salgado computador ultraportátil da Sony está entre os melhores que nós já vimos, mas seu teclado é um problema

da PC World (EUA)

Foto:

Esse salgado computador ultraportátil da Sony está entre os melhores que nós já vimos, mas seu teclado é um problema

vgn_UX390N_02Ao projetar o VAIO Micro PC VGN-UX390N, a Sony compactou um notebook básico dentro de um aparelho só um pouquinho maior que – e com cerca do dobro do peso – um BlackBerry.

E fez um bom trabalho, com duas ressalvas: a tela de 4,5 polegadas é muito pequena para uma boa visualização – mesmo a uma distância de um braço – e colocar o dedo no teclado é certeza de erro de digitação.

Se você ligar um monitor externo, um teclado e um mouse, no entanto, você vai ver o lado bom da dupla personalidade do UX390N: um PC ultramóvel perfeito para substituir seu desktop em casa. 

Com pouco menos de 15 centímetros de largura por 10 cm de altura e 4 cm de espessura, pesando cerca de 550 gramas, o VGN-UX390N é grande para caber no seu bolso. Mas mesmo quando dentro da bolsinha de nylon acolchoado que o acompanha (sem o replicador de portas, que é um pouco maior, mas bem mais leve que o computador em si), ele cabe facilmente – e discretamente – em uma mochila.

O UX390N vem com um drive de memória flash de 32 GB mais durável do que um disco rígido de um notebook padrão. A memória ainda pode melhorar o tempo necessário para boot e inicialização de aplicativos.

O replicador de portas contém três entradas adicionais USB 2.0, uma porta VGA, uma porta ethernet, uma FireWire de quatro pinos, uma saída de áudio e vídeo. O adaptador pequeno (que também acompanha o equipamento) tem ethernet, uma porta VGA e uma saída de áudio e vídeo.

O aparelho ainda inclui uma câmera frontal de 0.3 megapixels e outra, na parte de trás, de 1.3 MP. Um leitor de impressão digital colocado na parte da frente permite entrar no Windows ou sair da proteção de tela só com o movimento dos dedos.

Para usar o teclado, você tem que escorregar a tela LCD para cima. As teclas estão distribuídas em cinco fileiras em uma superfície plana com asas tubulares nas laterais. Qualquer pessoa com dedos de tamanho normal terá problemas para digitar um texto rapidamente. As teclas quase se confundem com a superfície e não dá pra sentir pelo tato se a tecla foi de fato pressionada.vgn_UX390N_01

Depois de brigar com o teclado do UX390N, decidimos testar o aplicativo de reconhecimento de escrita à mão do Vista - é necessário ativar essa funcionalidade no Painel de Controle (um novo ícone surge na bandeja do sistema). O software reconhece tanto escrita cursiva quanto em letras de impresa ("de forma") o que pode ser feito com a caneta que acompanha o Vaio ou utilizar um dispositivo de escrita externo, conectado a uma das portas USB, como o que usamos nos testes.

Infelizmente, mesmo depois de 20 minutos praticando, o reconhecimento de escrita do Vista não se saiu bem. Quando escrevemos uma URL na barra de endereços do navegador, mandamos uma mensagem por MSN ou um e-mail, o Pad trabalhou bem. Mas escrever textos maiores, como num documento do Word, está fora de questão, devido às inúmeras correções que tiveram que ser feitas.

Com seu processador Intel Core Solo de 1,33 GHz U1500 e 1 GB de memória RAM, o UX390N marcou 32 pontos no nosso teste WorldBench 6 Beta 2 – a mesma marca do Fujitsu LifeBook P7230 com tela de 10,6 polegadas, processador Core Solo de 1,2 GHz U1400 e 1 GB de RAM.

Ele respondeu rapidamente quando iniciamos aplicativos, navegamos na internet e mudamos configurações de sistema. E apesar do seu preço relativamente alto – a partir de 8.500 reais  – preferimos o UX390N a dois outros PCs móveis, o OQO Model 02 e o FlipStart E-1001S.

Mas se você está procurando um tipo de PC bem pequeno – e não se importa em teclar com seu polegar – ele pode servir como uma alternativa de laptop menos volumoso. A Sony avalia que sua bateria dure entre duas horas e meia e quatro horas e meia, mas no teste da PC World, obtivemos menos de duas horas.

O UX390N cansaria suas mãos e seus olhos se você o usasse por muito tempo sem um monitor externo e outros inputs em tamanho normal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site