Imagem de fundo do header
Netvibes: como fazer um portal que tenha sua cara
Home  >  Review
REVIEW

Netvibes: como fazer um portal que tenha sua cara

O serviço permite reunir - em uma única página - feed RSS, webmail, ferramentas de busca, agregadores de vídeo e muito mais

PC WORLD (EUA)

netvibes70.jpg
Foto:

O serviço permite reunir - em uma única página - feed RSS, webmail, ferramentas de busca, agregadores de vídeo e muito mais

Graças à conveniência e onipresença de sites de como Digg, Flickr e YouTube, sem mencionar as versões web de jornais, rádios e programas de TV, os computadores conectados à internet mudaram nossa maneira de consumir multimídia e o modo como lidamos com a informação.

Mas o leque de ofertas da internet também traz um problema: apesar dos browsers com abas e suporte RSS, que permitem uma rápida atualização de todos os feeds, um verdadeiro viciado em internet precisa de recursos mais poderosos para resgatar e apresentar as últimas atualizações de todos os seus sites preferidos.

iGoogle, My Yahoo, Windows Live e outras homepages personalizadas fazem exatamente isso ao combinar feeds RSS, e-mail, widgets e ferramentas de sistema em telas de layout customizável.

netvibes200Qual utilizar? Se você procura facilidade para customizar e grande variedade de recursos, o melhor mesmo é optar pelo Netvibes, um serviço que permite ao visitante compartilhar páginas individuais com as criadas por outros usuários. E o melhor: em português.

Em poucos minutos sua página no serviço está criada. Basta visitar o site e clicar em Registre-se agora. Entre com o endereço de e-mail (o qual o serviço usa como nome de log-in) e crie uma senha. Não use a mesma da sua conta de e-mail.

Agora sua página está pronta para ser personalizada. Se o Netvibes não listar um feed no qual você esteja interessado, é possível adicioná-lo manualmente: visite a página contendo o link para o feed, clique com o botão direito no link e vá em Copiar link (no Firefox) ou em Copiar atalho (no Internet Explorer 7).

Alterne para a página do Netvibes, clique em Adicionar um feed, cole a URL no campo de endereços, e clique em Adicionar. Os feeds e módulos individuais podem conter menus de configuração para ajuste do número de manchetes listadas e outros detalhes, como nome de log-in e senha.

netvibes200_IIO Netvibes também oferece controle do design do site em geral e cria páginas adicionais. Para maximizar o espaço disponível para feeds e outros conteúdos, desabilite o título do site e o campo de busca redundante: vá em Configurações, no canto superior direito da janela, selecione Configurações gerais, desmarque Mostrar o título da página e Mostrar campo de busca, e depois clique em Fim.

É possível criar seus próprios widgets Netvibes se você conhecer JavaScript e esses funcionarão até com o iGoogle. O Netvibes também facilita a personalização da aparência geral da página usando a opção Temas e Papéis de parede.

Vá em Configurações e clique em Temas para selecionar um visual diferente, como o Halloween. Ou clique em Criar meu próprio tema para escolher a partir de uma paleta de cores disponível para várias páginas e módulos de cabeçalhos.

Também é possível selecionar Papéis de parede para configurar sua página Netvibes para usar uma imagem da rede como cabeçalho ou imagem de corpo de fundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site