Imagem de fundo do header
Movable Type 4.0 Beta inclui boas ferramentas para bloggers
Home  >  Review
REVIEW

Movable Type 4.0 Beta inclui boas ferramentas para bloggers

A versão gratuita desse programa para construção de blogs agora é open-source

Por Don Reisinger, da PC WORLD (EUA)

Foto:

A versão gratuita desse programa para construção de blogs agora é open-source

O Movable Type, da Six Apart, é conhecido como o principal programa para criação de blogs por suas características que facilitam a administração da página e também sua customização.

Se você não precisa de um suporte profissional ou de múltiplas licenças, entretanto, a versão gratuita é suficiente. Testamos também a versão de uso pessoal, que inclui ferramentas excelentes para edição, e que é muito superior à versão gratuita.

A empresa promete que a versão final do software será em open source; entretanto, a versão beta que analisamos ainda não o é.

A mais importante inovação é, talvez, a inclusão de WYSIWYG (do inglês What You See Is What You Get). Por meio do editor HTML/WYSIWYG, o usuário pode navegar facilmente (avançar ou retroceder) nas telas de edição com já o fazem há muito tempo os usuários do Wordpress.

Montar um blog e fazê-lo funcionar é simples. Assim como no Wordpress, o software cliente do aplicativo leva apenas alguns minutos para instalar todos os componentes. Caso o usuário opte por não hospedar o próprio blog, a parte do software referente ao servidor deverá ser instalado no hospedeiro. 

Outra boa novidade no Movable Type é a possibilidade de personalizar o visual do seu site. Neste beta, modificar os tópicos de edição é tão simples quanto a linguagem HTML (para quem a domina, é claro).

A princípio, entretanto, só alguns poucos temas estão disponíveis - o Wordpress, por outro lado, oferece milhares deles.

A interface do software também tem algumas limitações se comparadas às do Wordpress ou Blogger.

Por exemplo, quando você está alterando o design do seu blog no Movable Type, não tem como transitar entre as seções do template. Além disso, mudar o layout dessas seções pode levar muito tempo se você não está familiarizado com o editor de template. Mas o design do Movable Type é mais limpo e elegante do que o dos concorrentes.

Uma característica exclusiva e muito útil é a apresentação gráfica dos posts são mais vizualizados. Gráficos e tabelas ajudam a conferir o número atualizado de visitas do site, sem precisar abrir outro endereço para verificar essa informação. Uma ferramenta de comunidade ajuda os leitores do blog queira fazer parte do site, permitindo que postem textos e conteúdo multimídia. 

O Movable Type 4.0 Beta representa um passo significativo de um programa que vem perdendo competitividade para concorrentes menos sofisticados e mais baratos, que não param de conquistar usuários. A versão completa do Movable Type 4.0 Beta é uma ótima alternativa para o Wordpress ou o Blogger. Quem quiser criar uma plataforma exclusiva vai gostar desta versão open-source, apesar da interface complicada não ser ideal para editores de web inexperientes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site