Imagem de fundo do header
Conheça o Halo 3 em versão Xbox 360
Home  >  Review
REVIEW

Conheça o Halo 3 em versão Xbox 360

Game pode ser jogado por vários competidores ao mesmo tempo

Por PC WORLD (EUA)

halo3_70.jpg
Foto:

Depois de seis anos e de uma caprichada modernização do console, o mais importante jogo da Bungie e da Microsoft ainda é o Halo. De maneira geral, isso é muito bom.

Leia mais:

“Comandante, aqui é o Kilo Two-Three”, diz a voz no rádio do capacete, “Perdi meu homem de apoio”. Enquanto você se pergunta onde o Kilo pode estar, a esquadra é atingido por uma explosão. Tarde demais. O escudo pega fogo enquanto você se move, ferido.

halo3_01_200Explosões em algum lugar logo à frente. A espaçonave do inimigo inclina-se lentamente e se abre, trazendo reforços. A certa distância, monolitos alienígenas brilham no horizonte, que escurece formando uma espécie de bracelete galáctico.

Atrás de você, tanques Escorpion posicionam-se para apoiar sua investida. Você mira em um grupo de inimigos desatentos com o seu rifle, examinando qual é o melhor alvo, esperando, esperando... E de repente é atingido. O roteiro não mudou muito.

De volta à luta
O Halo original conta a história de um super-soldado geneticamente melhorado chamado Master Chief, que. Ele luta contra uma raça de alienígenas fanático-religiosos, chamada de “Covenant”.

Na versão atual, o jogador pode escolher combater como o Chief ou tomar o lugar seu maior rival, o covenant Artiber (o Árbitro).

As histórias destes personagem convergem: impedir que uma raça parasita chamada Flood se espalhe e evitar que a única arma capaz de destruir os Floods instantaneamente (bem como o Universo também) seja queimada.

O jogo começa exatamente onde o Halo 2 termina: o jogador surge como o Chief, na Terra, durante uma grande invasão “Covenant”.

Detalhes
Divertir-se pelas fases do Halo 3 implica bombardear, esfaquear, ferir, ser ferido, lutar contra inimigos iguais ou melhores que você. Tudo isso, em cenários incrivelmente reais, como selvas, desfiladeiros, florestas de pinheiros, terras devastadas, bases militares e, de vez em quando, o interior de cintilantes naves espaciais.

Os inimigos estão mais empenhados do que nunca, ensinando táticas uns aos outros; provocando (“Eu quero a cabeça dele em uma lança”) quando você morre, ou fazendo piadas (“Sem toques inapropriados”, quando a tropa se amontoa um esconderijo apertado.

Devido à capacidade do Xbox 360 de exibir os cenários com mais detalhes, o jogador tem mais opções de ataque e é forçado a criar melhores estratégias, principalmente se escolher o nível mais difícil. Os inimigos também estão mais espertos e perspicazes.++++
Armas e Multiplayer
halo3_03_200O máximo de duas armas de série permanece, só que agora a segunda é visível (nas costas ou no bolso da perna), o que elimina a brincadeira da "poderosa arma escondida”.

Para se proteger de projéteis pode-se utilizar escudos "bolha" temporários. Seu uso no modo multiplayer parece mais interessante pois obriga os inimigos a atacarem mais de perto. Eles também podem fazer você, veículos e objetos levitarem.

O modo online faz do Halo 3 muito mais do que um jogo de combate no qual todas as funcionalidades estão disponíveis, incluindo ações cooperadas de até quatro jogadores. Em resumo, a Bungie incluiu dúzias de sub-modos que resultam em milhares de possibilidades de ação.

Criação de mapas e filmes
halo3_04_200Os mapas parecem menores nesta versão, o que pode parecer claustrofóbico para alguns jogadores.

Se este não é o seu caso, delicie-se com o poder da ferramenta Forge que permite reformatar aspectos de mapas já existentes. E o melhor: você pode fazer isso sozinho ou em rede, com um grupo de amigos. E o que foi criado pode ser compartilhado em uma espécie de rede social Halo.

O veredito

O que tem de errado no Halo 3? Não muito, mas depois de todo o desenvolvimento do Halo 2, vale a pena questionar (só como exemplo): Por que você só pode jogar como Arbiter só está disponível no modo cooperativo durante a combate? E por que este personagem é dotado de tal capacidade de recuperação mesmo depois de ser atingido letalmente inúmeras vezes? 

Por que é possível explodir inúmeras áreas inimigas e ninguém parece dar a mínima? Por que se investiu tanto nos cenários enquanto a face dos personagens se mantém inexpressiva?

Essa será a batalha final? Talvez. Essa versão é mais curta do que o Halo 2, embora seja bem mais difícil. O Halo 3 não é o jogo mais atraente do Xbox 360, tampouco tem a melhor história.

Mas é inegável a capacidade da Bungie em sintetizar essas características de tal forma que resultam em um jogo de grande apelo e comprometimento mínimo.

Provavelmente o Halo 3 não será o melhor jogo desta plataforma que você verá este ano. Mas com tantas opções online, é provável que ele esteja bem próximo disto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site