Imagem de fundo do header
Livre-se dos fios
Home  >  Review
REVIEW

Livre-se dos fios

Vai montar uma rede wireless? Testamos cinco opções de roteadores

Por René Ribeiro, da PC WORLD

sem_fios_70.jpg
Foto:

sem_fios150Compartilhar dados ou navegar na internet sem o uso de fios. Seja qual for o motivo, montar uma rede wireless é uma boa pedida para quem busca mobilidade ou tem mais de um computador em casa ou no escritório.

O ponto central da conexão sem fio é o roteador wireless. Esse equipamento pequeno e leve não só conecta os PCs como também serve como ponto de acesso e switch Fast Ethernet.

O mais importante na hora de adquirir os componentes é saber o padrão utilizado pelo roteador. A maioria dos fabricantes já utiliza o 802.11g, que trabalha na velocidade de até 54 megabits por segundo (Mbps). Existem os padrões a e b, antecessores que alcançam 11 Mbps.

Mas depois da introdução do padrão G, eles se tornaram ultrapassados. Hoje, já se fala no padrão 802.11n, que promete velocidade de 300 Mbps. Porém, esse protocolo ainda está em definição. Por enquanto, o 802.11g está bem consolidado e tem ótima aceitação no mercado.

Ou seja, é a melhor opção. Para facilitar sua vida na hora de escolher um roteador sem fio, comparamos cinco modelos disponíveis. Foram testados o 3CRWER200-75, da 3Com; o WGAPR, da Trellis; o TEW-432BRP, da TRENDnet; o TLWR642G, da TP-Link; e o DI-524, da D-Link.

Feitos os testes, constatamos uma disputa extremamente acirrada, com os modelos da Trellis e da 3Com empatados na avaliação técnica final. Como o prêmio Best Buy
tem como base a relação custo-benefício, o WG-APR levou a melhor, por ter um preço mais baixo (169 reais) que o 3CRWER200-75 (229 reais).

Como as características de switch e acesso à internet funcionam do mesmo modo, o teste foi concentrado na velocidade de transmissão do padrão 802.11g. Para isso, foi montada uma pequena rede utilizando um desktop com Windows XP, um notebook com interface mini-PCI e um software gerenciador de rede, que facilita a visualização do ponto de acesso.

Foi utilizada uma massa de dados de 100 MB composta de um diretório contendo subpastas e arquivos de vários tamanhos. Esses dados também foram compactados em um só volume, para verificar o tratamento do envio de pacotes. Durante o download e upload foram medidos os tempos em segundos. Para testar o alcance do sinal, andamos com o notebook pelo andar do prédio da redação.

Todos os modelos apresentaram 100% na escala do software, mostrando que não houve perdas na qualidade do sinal. ++++

sem_fios150Modo Super G
Os modelos enviados pela 3Com e TP-Link se utilizam da tecnologia da Atheros, que permite alcançar velocidade de 108 Mbps e ter um alcance maior, denominado XR ou Extended Range.

O teste mostrou que a velocidade nesse modo aumenta significativamente, por volta de 45%. E qual o motivo de não considerar esse parâmetro no teste? Simples: o modo Super G ainda não é reconhecido como padrão de mercado e funciona nessa velocidade quando a comunicação é feita com tecnologia do mesmo fabricante.

Significa dizer que essa velocidade apenas é alcançada quando a interface wireless do computador ou notebook tiver a mesma tecnologia e ainda mais: tem que ser da mesma marca. Caso essa regra não seja aplicada, a rede vai funcionar, mas na velocidade de 54 Mbps.

Ou seja, no padrão 802.11g. Vale citar a quantidade de informação disponível nos sites das empresas – para onde os usuários costumam correr quando têm problemas. A Trendnet, por exemplo, exibe até vídeos (em língua portuguesa) explicando a montagem de redes wireless.

O site da 3Com também disponibiliza cursos, tutoriais e detalhes dos equipamentos. A Trellis segue a mesma linha, com várias informações sobre os produtos e configurações. São ricos em informações valiosas, que estão disponíveis gratuitamente e ajudam muito no momento da escolha ou na hora da configuração dos equipamentos.

De maneira, geral, os roteadores apresentaram bom desempenho nos testes, com configurações amigáveis e preços convidativos. O que você está esperando para livrar-se dos fios?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site