Imagem de fundo do header
Vista Service Pack 1: Nós conseguimos o Beta
Home  >  Review
REVIEW

Vista Service Pack 1: Nós conseguimos o Beta

Cópia da atualização do novo sistema operacional da Microsoft chegou aos técnicos da PC WORLD (EUA). Confira o resultado dos testes

Por PC WORLD (EUA)

vista_sp1_150.jpg
Foto:

A equipe da PC WORLD nos Estados Unidos recebeu uma cópia do tão esperado Vista Service Pack 1 Beta, versão x86. Confira aqui nossa análise, feita a partir da versão 0.275, do que virá pela frente.

Instalação
Testamos o Beta em quatro notebooks até o momento, e pudemos notar que o tempo de instalação varia de acordo com o equipamento. De acordo com a Microsoft, na versão final, o tempo estimado deve ficar entre 30 minutos e uma hora. Mas já avisaram que, dependendo da configuração de harware, esse tempo pode chegar a 2 horas.

Em um teste com tempo marcado, levamos 1 hora e sete minutos (incluindo as três reinicializações solicitadas) para fazer o upgrade em um HP Compaq 8710p equipado com o Windows Vista Business, chip Core 2 Duo T7500 de 2,2 GHz, 2 gigabytes de memória RAM e placa Nvidia Quadro NVS 320M.

Em testes mais informais, observamos que o tempo mais curto de instalação aconteceu com um sistema que não tinha software antivírus. Porém não pudemos confirmar se a ausência desse software foi o responsável pela instalação mais eficiente do SP1.

Mas não surpreende a demora para a instalação do update. A Microsoft diz que é preciso ter 7 GB de espaço livre antes de começar a instalação (parte desse recurso será liberado posteriormente). O arquivo de instalação veio com cerca de 50MB, quando o download for feito via Windows Update.

Nos primeiros 22 minutos de instalação do SP1 no HP Compaq 8710p, o sistema estava se preparando para a instalação final, o que permite a utilização do PC para outras funções.

No entanto, depois desse período, a instalação tomou conta do PC. Tudo o que poderíamos fazer era esperar e observar a mensagem dizer que a “instalação do service pack estava sendo concluída”.

Aliás, as telas de instalação do Beta foram frustrantes. Não gostamos de não ter aparecido nenhum indicador de tempo, para mostrar o progresso ou quanto tempo ainda restava para completar a instalação. Claro que já vimos indicadores que não tinham utilidade alguma, mas não ter absolutamente nada acabou sendo muito irritante.

O que melhorou
Como já era esperado, muitas das mudanças nesse Service Pack não serão percebidas por um usuário esporádico do sistema. Para começar, quando você ligar a máquina, não verá nenhuma mudança notável na interface.

Ao contrário, a Microsoft diz que o Service Pack Beta traz mais estabilidade, performance e confiabilidade quando reativado do modo Hibernar ou modos resumidos, melhoria no suporte a drivers, mais segurança, e suporte adicional para novos padrões como o “Extended File Allocation Table” (planejado para aumentar o armazenamento em flash; ou seja, não muda nada para quem usa o sistema em desktop).

Na informação que veio junto com o Beta, a Microsoft diz que o SP1 irá aumentar a velocidade de cópia e de extração de arquivos. Nesse aspecto, o software é dúbio em informar exatamente que tipo de cópia e extração pode ser beneficiada pelo SP1.

Então tentamos diversos testes para ver o que envolveria essas funções. Um tipo de arquivo copiado (até o momento) que não necessita receber benefício algum do SP1: copiar imagens de um cartão de memória para o PC. Copiamos 562 imagens em JPEG (total de 1.9 GB) de um cartão Kingston de 2 GB SD, para o disco do HP Compaq 8710p.

Em testes informais, antes da instalação do SP1 Beta, o tempo para realizar essa tarefa foi de 8 minutos e 14 segundos (reiniciamos o sistema entre os testes). Após instalar o SP1, essa mesma tarefa levou 8 minutos e 49 segundos – 30 segundos a mais do que o tempo anterior.

Outro teste informal que fizemos foi copiar múltiplos arquivos para um disco de arquivo de imagem usando o Nero 7 Ultra. Fizemos isso em um notebook Acer Aspire 5630 (com processador Intel Core 2 Duo T5200 de 1,6 GHz e 1 GB de  RAM).

Aqui notamos uma melhora do SP1 Beta de aproximadamente 7% - um número estatisticamente significativo. Baseado nesse resultado, será interessante verificar que outras melhorais de performance virão pela frente.

Em nossos testes informais para Iniciar o computador, com o notebook HP Compaq constatamos uma pequena melhora – de aproximadamente 20 segundos: 1 minuto e 51 segundos para pré-iniciar, e 1 minuto e 33 segundos para finalizar a inicialização. Porém não repetimos o teste para checar se os resultados foram consistentes.

De qualquer forma, quanto mais cedo mais testes forem feitos com o Windows Vista Service Pack 1 beta, melhor será a chance de avaliarmos o que este pacote de atualização de software trará de melhorias para o usuários. Vamos continuar acompanhando a evolução do SP1.

Agora, quem está esperando que o Service Pack 1 se transforme em versão final antes de migrar totalmente para o Vista, é bom esperar sentado. De acordo com a  Microsoft, o Service Pack 1 não ficará disponível até pelo menos o primeiro bimestre de 2008.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site