Imagem de fundo do header
Portátil pequeno e poderoso: confira o modelo W98 da Positivo
Home  >  Review
REVIEW

Portátil pequeno e poderoso: confira o modelo W98 da Positivo

Notebook W98 é um equipamento compacto, leve e apresenta bom desempenho

Por René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

w98_300Portabilidade, mas sem abrir mão de uma boa configuração. Este é o espírito do novo notebook W98, da Positivo. O equipamento é compacto e tem visual arrojado – é branco piano por fora e branco fosco na parte interna.

O notebook tem 29 centímetros de largura por 21,8 centímetros de profundidade e, quando fechado, 3,25 centímetros de altura. Sua tela é de 12,1 polegadas widescreen bright, com resolução de 1280 por 800. Com o peso de 1,9 quilo, incluindo a bateria, torna-se mais confortável de transportar que muitos laptops da mesma capacidade de processamento.

E apesar do tamanho, tem ótima configuração. Utiliza tecnologia Centrino com processador Core 2 Duo T5300, de 1,73 GHz. Tem memória de 2 GB, trabalhando a 667 MHz e disco rígido Western Digital, padrão SATA de 120 GB. Do lado direito do notebook há um gravador de DVD que armazena em DVD-R de 8x, CD em 24x e DVD-R dual layer em 4x.

Também há conexão para rede Ethernet Gigabit e conector para modem de linha discada, em 56 Kbps. Três portas USB e uma FireWire estão disponíveis e bem localizadas, sem atrapalhar a conexão de dispositivos. Inclui saída VGA e uma S-Video para monitor e TV externos, além de portas para fone de ouvido e caixas de som, entrada para microfone e áudio externo. Também tem entrada para leitor de cartão de memória 4 em 1 (MMC, SD, MS e MS-Pro) e traz uma webcam no topo da tela, com resolução 1,3 megapixel.

Com o Windows Vista Home Premium instalado, testamos o desempenho com o PC Mark05, o qual atingiu um índice de 3197 pontos. No PC Wizard 2007, foram alcançados 1983 pontos. Esses números mostram que o W98 está dentro da faixa de desempenho para computadores com a mesma configuração, ou seja, não decepciona.

Rodamos aplicações como o Photoshop CS3, com várias imagens abertas em alta resolução, aplicando vários filtros. O W98 mostrou ótimo desempenho, com os filtros executados sem ter que ficar aguardando vários segundos olhando para a tela.

Já a duração da bateria deixa um pouco a desejar. Utilizamos o W98 com aplicações como Word, Excel e acesso à internet via wireless, e também gravando arquivos em um pendrive. Ou seja, tarefas básicas. A bateria durou duas horas e cinco minutos. Desligamos a interface Aero, do Vista e esse índice subiu para duas horas e 15 minutos.

Entretanto, a Positivo fez algo nada comum entre fabricantes de notebooks: o W98 vem com uma bateria extra. Interessante foi ver também o cuidado com os CDs de instalação. Geralmente os fabricantes enviam um CD de recuperação para o caso de pane no sistema. O W98 vem com este disco e mais um com drivers de cada dispositivo do notebook. Isso é interessante porque dá opção ao usuário mais avançado que queira instalar outra versão do Windows.

O W98 é versátil nas conexões e tem bom desempenho nas aplicações. O produto oferece ao usuário softwares essenciais como um bom antivírus e pacote para escritório, além dos drivers separados em CD e a bateria extra, que pode salvar um trabalho em uma viagem longa. Com garantia de um ano, configuração atual e produtos agregados, o preço de 3.499 reais não chega a assustar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site