Imagem de fundo do header
Pinnacle e Corel duelam na edição de vídeos de alta resolução
Home  >  Review
REVIEW

Pinnacle e Corel duelam na edição de vídeos de alta resolução

Ulead VideoStudio 11 Plus e Studio 11 Ultimate permitem edição em AVCHD, mas exigem configuração de ponta

Por PC WORLD (EUA)

corel_pinnacle_70.jpg
Foto:

Os aplicativos de edição começam a trabalhar com vídeos em alta definição. Mas talvez seja preciso incrementar seu micro (ou trocar de máquina) para poder utilizá-los. A as novas versões Ulead VideoStudio 11 Plus e Studio 11 Ultimate exigem configuração de ponta para edição em alta definição.

corel_300Esses aplicativos são os primeiros a permitir edição de vídeos brutos capturados em AVCHD (Advanced Video Codec High Definition). Eles também oferecem edição em HDV (High Definition Vídeo). Ambos os formatos usam altas taxas de compressão. Por isso precisam de um processador potente para fazer a decodificação.

Para edição em AVCHD, a Pinnacle pede pelo menos uma CPU Core 2 Duo de 2,4 – GHz, 256MB de placa de vídeo e 1,5 GB de RAM – 2GB de RAM se você for executar o software no Windows Vista. Os requerimentos do programa para edição em HDV são menos exigentes.

O Ulead VideoStudio 11 Plus especifica pelo menos um Pentium 4 de 3 GHz com tecnologia hyperthreading, e 1GB de RAM para AVCHD ou HDV.

Experimentamos ambos os aplicativos em um sistema de teste Pentium 4 de 2,4 GHz e num novo Core 2 Duo Extreme de 2,66 GHz, da Polywell. O PC menos poderoso era confortavelmente compatível com os requerimentos mínimos para vídeo em definição padrão e tinha capacidade o bastante para executar qualquer um dos aplicativos.

pinnacle_300Tanto o Studio quanto o VideoStudio tiveram sua execução bem mais suave no sistema da Polywell, logicamente, mas o VideoStudio se destaca do rival na hora de trabalhar com vídeo de alta definição. A interface do Studio era mais lenta quando fazíamos edição em sua linha do tempo. No processo de saída de vídeo no VideoStudio, é possível pausar a intensa operação de renderização. Esse é um grande atributo se você precisa usar seu PC para algo mais enquanto exporta um filme.

O Studio 11 é mais estável que a versão 10, mas ainda assim tivemos problemas. Passamos por diversos momentos em que o programa travou. O Instant DVD Recorder, que vem com o Studio, não gravou um DVD+RW no PC mais antigo. Tentativas de gravação no Core 2 Duo também falharam. O VideoStudio Plus não travou.

corel_pinnacle_tab

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site