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Versão paga do Lavasoft Ad-Aware 2007 deixa muito a desejar
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REVIEW

Versão paga do Lavasoft Ad-Aware 2007 deixa muito a desejar

Ele falha nas coisas mais básicas: combate a adwares, spywares e rootkits

Por Redação da PC World (EUA)

Foto:

ad_aware_logo_300O Lavasoft Ad-Aware 2007 Plus é a versão paga do popular Ad-Aware 2007 Free. Por 27 dólares você tem atualizações automáticas de assinaturas, varredura previamente agendada e proteção em tempo real – nada disso incluso no produto grátis.

Mas apesar de sua interface limpa e comandos fáceis de configurar, Ad-Aware Plus falhou em cumprir expectativas básicas quando confrontado com adwares, spywares e rootkits.

No momento em que o testamos, o Ad-Aware 2007 Plus 7.0 não estava disponível para o Windows Vista (ela só começou a ser comercializada no início de setembro), assim o teste foi feito em um PC com Windows XP.

Nos testes realizados pela AV-Test.org, o Ad-Aware não detectou nove de dez amostras ativas de spyware e limpou com sucesso apenas a entrada de Registro (não o arquivo) de um fragmento do invasor ativo (o ladrão de senha QQHookA) detectado. Enquanto ele descobriu todas as dez amostras de adwares ativos, limpou somente 35% dos arquivos e entradas de Registro.

Apresentado a um lote de 110.380 adwares e spywares inativos, o scanner “on demand” do software achou menos de 2% deles. O Ad-Aware 2007 Plus não oferece proteção contra rootkits. O bloqueio a alterações no sistema – baseado no comportamento – oferecido pelo programa é melhor do que o scan baseado nas assinaturas, mas não é perfeito.

Ele evitou alterações nas chaves ‘Run” HKCU e HKLM (que são o alvo mais comum de ataques de malware), e detectou mudanças nas páginas inicial e de busca do Internet Explorer. Por outro lado, não percebeu alterações nos arquivos Hosts (o que pode levar ao redirecionamento para sites maliciosos) e adições na pasta de inicialização.

É bem fácil de instalar e navegar pelo Ad-Aware, e seu recurso TrackSweep apaga o histórico de navegação no IE, no Firefox e no Opera. Mas a dicotomia do software cria complicações desnecessárias. Você tem que configurar o componente Ad-Watch – que lida com monitoramento em tempo real e proteção proativa – separadamente do resto do programa.

E o Ad-Watch adiciona um segundo ícone na sua área de trabalho. É quase como uma segunda parte do software. Sua proteção em tempo real coloca o Ad-Aware Plus um passo à frente da sua versão freeware. Mas sua performance sem muito brilho nos obriga a procurar por outra proteção anti-spyware.

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