Imagem de fundo do header
Webcam permite vídeos de 1,3 MP com áudio integrado
Home  >  Review
REVIEW

Webcam permite vídeos de 1,3 MP com áudio integrado

Ela ainda tira fotos com até 5 MP, tem lente grande angular e se integra facilmente com comunicadores instantâneos e Skype

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

creative_voice_70.jpg
Foto:

creative_voice_frenteQuem já passou dos 30 pode achar que o formato dessa webcam sugere os robôs que povoavam filmes de ficção científica dos anos 1970 e 1980. Seu tamanho e formato podem causar algum estranhamento já que alguns fabricantes vêm desenvolvendo câmeras cada vez mais compactas, algumas até montadas no próprio display de laptops, tudo para tornar a vida dos usuários mas fácil, apesar da qualidade de imagem muitas vezes deixar a desejar.

A Live! Cam Voice, da Creative, é uma webcam interessante, principalmente para quem gosta de fazer sessões de bate-papo com vídeo e áudio. O modelo tem preço sugerido de 410 reais, vem com uma lente grande angular de 85 graus o que dá ao usuário muita comodidade. Ele não precisa ficar parado exatamente na frenta da câmera para garantir que o interlocutor poderá vê-lo, e mesmo que se movimente na cadeira ou escrivaninha, continuará na área de visibilidade da câmera.

Ela se conecta ao PC pela porta USB 2.0 (mas é totalmente compatível com portas mais lentas), tem capacidade de capturar vídeos com 1,3 megapixel (MB) de resolução até 30 quadros por segundo. O resultado são imagens claras e nítidas, o que torna agradável as sessões de videopapo, apesar de que movimentos bruscos – como o movimento da mão por exemplo – acarrete ‘ruídos’na imagem, mas nada significativo. O resultado final vai depender, também, da conexão web utilizada; nem é preciso dizer que a banda larga é indispensável. Por um processo de interpolação, a Life! Cam Voice pode gerar imagens estáticas de até 5 MP.

A câmera ainda possui dois microfones direcionais, localizados, cada um em uma extremidade. Segundo o fabricante, os microfones criam uma área de captação semelhante à área coberta pelo vídeo. Além disso, essa técnica criaria uma área livre de ruídos para permitir o uso da câmera e dos microfones em áreas com ruídos externos (por exemplo um aeroporto ou lan house) sem interferência.

Nos testes realizados por PC WORLD, no entanto, utilizamos a câmera conectada a um notebook em uma sala de estar onde havia outras pessoas conversando normalmente e um aparelho de TV ligado. Um interlocutor, em sessão de testes pelo Messenger e pelo Skype, relatou que podia ouvir fragmentos de outras conversas bem como o som que provinha da televisão ligada. Mesmo utilizado o headset que acompanha o produto e que combina fone de ouvido e microfone (ambos de excelente qualidade), este problema não foi eliminado totalmente. Mas nada que torne impeditivo o uso do equipamento em tais condições.

creative_voice_lateralA Live! Cam Voice pode ser utilizada de duas formas. Sua base permite posicioná-la em uma superfície – a câmera propriamente dita pode girar quase 360 graus na horizontal e pouco mais de 60 graus na vertical, tornando fácil enquadrar a imagem ou vídeo a ser capturado. Esta mesma base também funciona como um clipe permitindo que seja acoplada a um monitor de tela fina, o que deixa a câmera em uma posição muito confortável. Um apoio de borracha no clipe deixa a webcam estável e impede arranhões no monitor.

Enquanto muitos acessórios se vangloriam da capacidade plug & play, ou seja, basta conectá-lo ao PC para começar a usá-lo, a Live! Cam Voice exige que se utilize o disco de instalação antes de começar a usá-lo. Recomendamos que essa sugestão seja seguida.

Tentamos duas instalações distintas. No primeiro caso, plugamos o equipamento ao computador e deixamos o Windows (XP) fazer a instalação e, depois, configurar a câmera manualmente. Depois de mais de 30 minutos brigando com drivers incompatíveis na tentativa de configurar separadamente as funções câmera e microfone separadamente – o resultado deixou muito a desejar até na qualidade da imagem obtida – optamos por remover o dispositivo e seguir a orientação da Creative. Dessa vez o processo foi rápido e o dispositivo passou a funcionar normalmente.

O CD de instalação traz, ainda, outras surpresas interessantes. O Creative Muvee, por exemplo, é um software para criação e edição básica de vídeos. Tudo bem que é possível encontrar na web algumas versões mais completas deste tipo de aplicação, mas para quem deseja começar a brincar com vídeos, esta é uma alternativa a considerar. Outro aplicativo é o My Orb que pode ser utilizado para monitoramento do ambiente no qual a câmera está instalada e que é acionado por movimentos, grava vídeos por um período determinado (ou tira fotos, de acordo com o que usuário escolher), envia as imagens e volta a ficar em estado dormente até ser acionado novamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site