Imagem de fundo do header
Mais impressões sobre o XO, o laptop da OLPC
Home  >  Review
REVIEW

Mais impressões sobre o XO, o laptop da OLPC

O computador fabricado pelo projeto One Laptop Per Child é adequado à sua proposta e ao seu público-alvo

Por Tom Spring, da PC WORLD (EUA)

OLPC_XO_Laptop_150.jpg
Foto:

OLPC_XO_Laptop_150Dizer que o notebook XO de 188 dólares fabricado pela organização One Laptop Per Child (OLPC) é uma máquina simples não é suficiente. O XO simboliza um triunfo tecnológico por causa do seu baixo custo e é capaz de agradar qualquer criança carente de um país em desenvolvimento (o público a que ele é destinado) que ganhe um. Por outro lado, qualquer pessoa acostumada com um notebook Windows ficará frustrada ao utilizar o XO.

Leia também:

Um teste com o XO

O equipamento possui um padrão de exibição com o qual é possível enxergar a tela mesmo em locais muito iluminados; um chassi que resiste à chuva e à areia, e sua peças interiores não se movem (ventoinhas ou drives de disco), o que reduz a possibilidade de quebra.

Custo benefício
Inovações tecnológicas à parte, há diferenças cruciais entre o XO e os notebooks com Windows. Não espere conseguir digitar normalmente no teclado: feito de borracha, ele é pequeno demais para os dedos de um adulto. Tivemos que digitar com um dedo só, “caçando” as teclas. Por isso, compará-lo aos outros laptops não faz sentido. O que está em questão, nesse caso, é a relação custo X benefício.

Não é o Windows
O XO que analisamos roda o sistema operacional Linux Fedora e tem uma interface minimalista chamada Sugar. Nesta quarta-feira (09/01), Nicholas Negroponte, chaiman da OLPC, afirmou estar trabalhando com a Microsoft para chegar a um modelo que rode tanto o Linux quanto o Windows.

xo_icons_central
Enquanto isso, esqueça dos símbolos do Windows e de como gerenciava seus arquivos. Diferentemente do sistema da Microsoft, o XO exibe um ícone central que representa o usuário registrado e, ao redor dele, há um círculo mostrando os programas em uso.

Ícones menores, localizados no canto superior esquerdo da tela, dão acesso à “vizinhança” do XO (outros equipamentos semelhantes conectados em rede) e à última atividade realizada no PC. xo_icons

Outros ícones ficam na parte inferior da tela de apenas 7,5 polegadas; eles são o coração do computador e cada um representa um aplicativo do sistema. Diversos deles são jogos educacionais como o TamTamJam (um programa básico de criação de músicas) e o Paint (um programa simples de arte). No site da OLPC é possível baixar outros programas facilmente – adicionamos vários e tivemos o mesmo trabalho que teríamos para baixar o Firefox.

xo_icons_ferramentaNo XO, você não terá acesso a ferramentas para alterar a configuração do sistema, como perfis do usuário, preferências de impressão ou para adicionar aplicativos, como um firewall. Mas esse tipo de função não é essencial em um notebook para crianças.

++++

OLPC_XO_Laptop_150
Pontos negativos

Talvez não devêssemos nos impressionar com o que está “por baixo do pano” no equipamento da OLPC. O objetivo da organização é fabricar uma máquina durável e barata, não um super computador.

O XO usa uma CPU AMD Geode de 433 MHz, 256 MB de 166 MHz DDR333 e 1 GB de memória flash para armazenamento. Essa informação só é relevante porque não conseguimos concluir se a experiência de navegação foi ruim por conta do software ou do hardware. Mesmo usando uma rede de banda larga wireless, navegar na Internet com o XO é tão rápido quanto derreter uma pedra de gelo na rua durante o rigoroso frio de Boston. Nos nossos testes, o navegador mal conseguiu abrir as páginas corretamente.

Movimentar a tela para cima e para baixo com a barra de rolagem do navegador é impossível porque ela é extremamente fina. Quando tentamos assistir a um vídeo de notícias do site da CNN ou quando selecionamos um vídeo em baixa qualidade do YouTube, o som era ruim e parecia que assistíamos a uma apresentação de slides.

Proposta do XO
Repetindo: comparar o notebook da OLPC aos notebooks convencionais não faz sentido. O papel dele é estabelecer um primeiro contato das crianças carentes de nações em desenvolvimento com a tecnologia – e com a internet. Essas crianças nunca brincaram com o Nintendo Wii e nunca viram um Macintosh da Apple. Elas não sabem a diferença entre um Windows e um Linux. Sem a ajuda da OLPC, provavelmente não terão contato com um laptop por muito tempo.

O que ele contém:

  • Três portas de entrada USB 2.0 para armazenamento externo e que podem conectar impressoras ou redes Ethernet.
  • Um slot de cartão escondido embaixo da tela
  • Duas antenas para sintonizar Wi-Fi. Segundo a OLPC, o alcance de Wi-Fi do XO é no mínimo duas vezes maior que o da maioria dos notebooks.
  • Tela que se dobra contra o teclado, tornando o XO semelhante a um tablet PC. Mas faltam botões para interagir com a tela.
  • Tela de 7,5 polegadas capaz de exibir imagens com resolução de 1200 por 900 pixels.
  • Bateria com duração média de três horas e meia em uso contínuo.
  • Câmera embutida (resolução de 640 por 480, a 30 quadros por segundo), que produz vídeos de baixa qualidade, semelhante aos feitos por celular.
  • Touchpad sensível mas sem muita utilidade.
  • Microfone embutido.
  • Ele pesa 1,45 kg e tem o tamanho de um caderno escolar
  • O navegador precisa urgentemente de uma atualização. A OLPC diz que atualizações irão melhorar a experiência web e a reprodução de vídeos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site