Imagem de fundo do header
Porta-retrato digital
Home  >  Review
REVIEW

Porta-retrato digital

Câmera fotográfica V550 oferece resolução de 5 megapixels, tela de 2,5 polegadas e, conectada à base, exibe seqüências de fotos

Guilherme Felitti

Foto:

Kodak V550O processo de evolução das câmeras digitais busca aparelhos cada vez menores e com mais recursos. Essa regra, no entanto, não pode ser aplicada ao tamanho dos displays dos equipamentos: as telas de LCD estão cada vez maiores, seja para mostrar as fotografias com mais detalhes ou acolher o número crescente de funções. É o que acontece com a V550, máquina da Kodak com resolução de 5 megapixels.

Com esse equipamento, a idéia da empresa é transformar a tela de LCD de 2,5 polegadas em uma espécie de porta-retrato digital. Conectado à base, o equipamento apresenta as fotos armazenadas em sua memória. É só apertar o botão com o símbolo de um porta-retrato para que a V550 comece a apresentar as fotos.

Para fazer as vezes de moldura, a V550 tem um visual bem mais chamativo que câmeras convencionais, com gabinete preto e as laterais – onde se concentram muitos de seus comandos – enfeitadas por uma capa prateada. As indicações do modo de cena, lapidadas na barra de aço escovado na parte superior do aparelho, formam um belo efeito visual, em conjunto com a luz azul empregada nos botões.

A função de porta-retrato digital, no entanto, não se revela uma idéia tão boa na prática. Ainda que a tela reproduza imagens com ótima qualidade para quem manuseia a câmera, seu tamanho não é suficiente para que fotos sejam apreciadas em ambientes mais amplos, como uma sala, por exemplo.

Para tornar seu uso mais fácil para iniciantes, a V550 não acumula tantas funções em um único botão, como câmeras concorrentes. O manche de navegação, que chega a agregar funções para apagar arquivos ou definir o modo de flash em outros produtos, permite apenas a escolha entre os modos Paisagem e Retrato. O comando de Flash foi colocado ao lado do botão para tirar fotos, na parte superior do aparelho.

Nos testes realizados por PC WORLD, as imagens de 5 megapixels tiradas pela V550 apresentaram ótima qualidade, principalmente no equilíbrio de branco. A máquina também faz filmes no formato MOV, com taxa de reprodução de 30 quadros por segundo.

Ainda que os disparos sejam extremamente rápidos, uma ressalva tem de ser feita sobre o foco da câmera: mesmo no modo Retrato, a V550 demora para focar um objeto. E fotografias muito próximas nem chegam a entrar no foco.

Fotógrafos novatos contam com uma função (indicada por um ícone no formato de mão) que mostra se a imagem tirada tem ou não qualidade. Caso o ícone apareça na cor verde após o disparo, a foto ficou boa. As cores amarelo ou vermelho podem indicar que o arquivo saiu tremido ou sem luz. A V550 conta com 32 MB de memória interna e tem slot para que arquivos sejam armazenados em cartões SD ou MMC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site