Imagem de fundo do header
Com ou sem crase?
Home  >  Review
REVIEW

Com ou sem crase?

Nossa Língua em Texto e Música traz mais de 500 explicações sobre gramática

Daniel dos Santos

Foto:

Nossa LínguaEntre mim e você ou entre eu e você? Na frase “ele foi a Paris” é preciso usar crase? Resolver dúvidas como estas é o objetivo do CD-ROM Nossa Língua em Texto e Música, desenvolvido pela Itautec e distribuído pela Anasoft. Nele, Pasquale Cipro Neto, o professor que apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa, na TV Cultura, utiliza exemplos retirados de livros e músicas para esclarecer questões que surgem no dia-a-dia. Ao todo, são mais de 500 explicações em oito diferentes categorias: fonologia, ortografia, acentuação, morfologia, sintaxe, semântica, estilística e pontuação.

Há vários meios de pesquisar o conteúdo do título para o esclarecimento de dúvidas. Na navegação por assunto, por exemplo, o programa lista as explicações referentes ao uso de crase, antônimos, concordância e conjugação. Quem optar por autor pode percorrer uma lista que passa por bandas como Barão Vermelho e escritores como Graciliano Ramos. Aqueles que preferirem ir direto ao ponto podem optar pela pesquisa por ordem alfabética ou simplesmente digitar o termo no campo de busca.

Apesar de ser a opção mais fácil, a pesquisa por frase ou palavra digitada nem sempre oferece os resultados mais satisfatórios. Quem digitar “valer a pena” para saber se deve utilizar crase ou não, por exemplo, terá como resposta vários verbetes, mas nenhum que responda diretamente à dúvida. Neste caso, é melhor ir até a opção Listas de Consulta, selecionar a caixa Locuções Com e Sem Crase e digitar valer a pena. Em tempo, valer a pena não leva crase.

Nossa Língua 2Ao encontrar termos com explicação relacionada (eles aparecem em caixas coloridas, de acordo com a categoria a qual pertencem), basta clicar para entrar em cena a voz do professor acompanhada de algumas animações. Nesse ponto, fica evidente a limitação do Nossa Língua em Texto e Música quando o assunto é multimídia. Vídeos com Pasquale Cipro Neto explicando cada tema seriam mais interessantes. Outro ponto questionável é a ausência de manual impresso – explicações sobre instalação e uso estão disponíveis apenas em um arquivo do CD e na opção Ajuda.

Em Histórico de Busca são armazenadas as últimas 500 pesquisas, com data e verbete verificado. Esse recurso facilita o acesso futuro a assuntos que já foram requisitados. Outro recurso interessante é a integração com o processador de textos Word nas versões 97, 2000, 2003 e XP. Surgiu uma dúvida enquanto escreve um texto? O botão Pasquale Explica está disponível para consulta na barra do Word ou a um clique no botão direito do mouse. Logicamente, nem todas as dúvidas são resolvidas. Neste caso, resta enviar a questão para o e-mail pasqualeexplica@epaonline.com.br. Ela será avaliada para inclusão nas próximas versões do programa. Para quem ainda não tem o software e está em dúvida, o correto é entre mim e você e “ele foi a Paris” não leva crase.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site