Imagem de fundo do header
Arquivos compactos e seguros
Home  >  Review
REVIEW

Arquivos compactos e seguros

O BraZip 9 tem filtros para gerenciar arquivos, faz backup automático e custa menos de um terço do preço do WinZip

Guilherme Felitti

Foto:

Os memory keys estão mais acolhedores, os gravadores de DVD estão mais populares e as unidades de disco rígido, mais espaçosas. Mesmo assim, os utilitários de compressão de arquivos não saem de cena. Compactar arquivos é o meio mais eficiente de fazer com que transitem sem dificuldade – principalmente na internet, onde o upload ou o download de alguns megabytes pode levar até horas, dependendo da conexão.

A aposta da nova versão do BraZip, da brasileira BraZip Tecnologia, está em facilitar o acesso aos dados comprimidos – além do preço bem mais em conta. Para tornar a descompactação de um documento específico mais ágil, o BraZip apresenta como novidade a capacidade de criação de filtros. O recurso organiza melhor quais documentos devem ser exibidos em primeiro lugar. Os documentos de arquivo ZIP são organizados em categorias, como Nome e Tamanho. Basta arrastá-las sobre a barra amarela com a ordem que preferir, e consultar os arquivos a partir dessa categorização.

Brazip 9 tela1

Se, por um lado, o programa torna a informação mais acessível, por outro, esforça-se para restringir o acesso indevido a eles com novos recursos de criptografia para proteção do conteúdo. A segurança dos arquivos compactados é um dos principais atrativos do BraZip 9 frente à nona versão do seu arqui-rival internacional WinZip. Tanto o BraZip quanto o WinZip trabalham com criptografia AES de 128 bits e 256 bits e Zip 2.0, mas apenas o BraZip é compatível com o padrão AES de 192 bits e o Seed Keys

Outra novidade prática do BraZip 9.0 são os scripts de backup. Complicada à primeira vista, a função permite que se crie e programe cópias de segurança de dados selecionados. O BraZip empacota e salva um backup no disco rígido local ou até no servidor mesmo que não esteja em execução.

Brazip 9 tela2

O software não traz inovação em relação à compactação de documentos por uma limitação da tecnologia. Assim como seu concorrente WinZip, o programa nacional não avança na compactação de arquivos já reduzidos, como JPEG ou MP3. Nesses casos, a taxa fica em cerca de 2%. Arquivos como BMP ou DAT podem ser comprimidos com taxa de 99%.

Primeiro preceito para não ser demolido pela forte presença do WinZip, a interface do BraZip continua fiel ao padrão clássico do competidor, com a barra de ícones grande e colorida sobre o campo onde os arquivos são acessados. No meio dos dois, está uma janela por onde é possível navegar por seus arquivos.

Embora não traga as opções avançadas do WinZip 9.0, como a divisão de documentos em diversos arquivos e o suporte a arquivos de 64 bits, o BraZip 9.0 apresenta uma bela combinação de navegação ágil com processos de backup e criptografia. Tudo isso por menos de um terço do preço da concorrência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site