Imagem de fundo do header
A895: a mil por hora com conteúdo 3G
Home  >  Review
REVIEW

A895: a mil por hora com conteúdo 3G

Celular da Samsung sai na frente de concorrentes por reproduzir conteúdo 3G

Guilherme Felitti

Foto:

Celular Samsung A895A conexão em alta velocidade no celular e todas as suas vantagens, como navegar na web mais rapidamente ou assistir a programas de televisão no aparelho já são realidade no Brasil com a chegada do A895. O aparelho celular da Samsung é o primeiro a executar conteúdo multimídia pela rede de transmissão de dados em alta velocidade EV-DO da Vivo. Desde o final de 2004, essa rede é utilizada pelo Zap 3G, um serviço que permite a notebooks navegar na internet, desde que estejam equipados com uma placa PC Card. Agora, com aparelhos como o A895 e o serviço Vivo Play 3G é possível ouvir músicas, assistir a vídeos e acompanhar a programação de TV diretamente no celular.
 
Nas campanhas de divulgação, a Vivo insiste em classificar seu serviço como 3G, mas a freqüência ainda não foi regulamentada pela Anatel. O Vivo Play 3G usa especificações muito parecidas às do padrão 3G, mas opera uma faixa dedicada à segunda geração de celulares (2G).

A velocidade de transmissão, teoricamente, é de 2,4 Mbps, mas atingiu apenas 650 Kbps durante os testes. Apesar de distante do limite teórico, essa taxa é suficiente para que canais de TV possam ser exibidos ao vivo sem interrupções ou cortes no sinal. Atualmente, apenas a Band e suas afiliadas integram o serviço.

A qualidade da imagem no A895, evidentemente, não se compara à de um aparelho de televisão, mas é boa o bastante para que se distingam, por exemplo, as expressões dos personagens em uma novela. Acompanhar as transmissões de futebol e outros programas filmados à distância, no entanto, é muito cansativo. Esse desconforto é acentuado pelo fato de que o aparelho da Samsung tem tela menor do que a de outros celulares com câmera fotográfica acoplada e, devido ao formato da transmissão, a imagem ocupe apenas metade da tela.

Além de reproduzir vídeos baixados pelo serviço Vivo Play 3G, o A895 conta com uma câmera de 1,3 megapixel para a produção de fotos e pequenos vídeos. O dispositivo, porém, não é muito prático. A lente pode ser rotacionada mas, por estar posicionada no eixo de abertura do aparelho, as fotografias podem ser prejudicadas pela tela aberta. A velocidade de disparo também é um problema porque aumenta a probabilidade de fotos tremidas. Para compensar esses deslizes, o celular conta com funções avançadas como molduras, flash e zoom digital de 4x.

Outra ressalva em relação ao A895 é memória interna escassa. O espaço total de armazenamento de 10 MB é muito pouco para um aparelho que pode acessar e armazenar clipes de vídeo e músicas. Para piorar, o equipamento não conta com um slot para cartões de memória. Para contornar o problema, é preciso enfrentar a tarefa um bocado complicada de sincronizar os dados constantemente com o computador. O programa de sincronização, de nada menos do que 27 MB, precisa ser baixado da web.

Conectado ao computador pela interface USB, o celular da Samsung também pode fazer o papel de modem, permitindo o acesso à web em alta velocidade pelo serviço Zap 3G. O preço, no entanto, não é dos mais convidativos. Serviços de banda larga como o Giro usam a mesma tecnologia EV-DO, mas custam perto da metade do valor cobrado pela Vivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site