Imagem de fundo do header
Som de primeira no celular
Home  >  Review
REVIEW

Som de primeira no celular

Walkman ressurge com direito a telefone, MP3 player e câmera de 2 megapixels

Guilherme Felitti

Foto:

Celular Sony w800iA linha Walkman vendeu milhões de tocadores de fita cassete no final de década de 80. O ressurgimento da marca, revitalizada para a era da música digital, não poderia ser mais oportuno do que no telefone celular W800i, da Sony Ericsson.

Trata-se de um equipamento que mescla bem as funções de telefone com as de MP3 player. Ao contrário da maioria dos celulares com o rótulo de “tocador de mídia digital”, o W800i executa músicas com ótima qualidade e navegação intuitiva. Ao contrário de modelos similares, como o E398, da Motorola, e o 6230i, da Nokia, a reprodução de arquivos sonoros é potente o suficiente para fazer com que o celular seja um MP3 player decente. Nos dois aparelhos citados acima, as músicas soam convincentes em fones de ouvido, mas perdem a graça nos falantes dos celulares.

E a qualidade dos arquivos executados no W800i é impressionante não só com fones, mas em seus falantes também. A navegação entre arquivos é outra grata surpresa: a interface simples do W800i é ágil e funciona bem, por ser descaradamente copiada do iPod. Os botões de volume, localizados na lateral direita do equipamento, também tornam o controle muito mais fácil.

A interação entre as funções telefônicas e musicais do aparelho começa quando o usuário liga o W800i. Uma tela é apresentada para que ele escolha entre ligar o telefone ou apenas escutar músicas. No primeiro caso, a função sonora também funciona. Durante a execução de canções, uma barrinha na parte superior da tela permite que o usuário saiba o nome da obra enquanto acessa as outras funções do telefone.

A aposta da Sony Ericsson na multimídia não está restrita ao W800i. Tanto o aparelho com a marca Walkman como o K750 (outro celular recente lançado pela empresa) apresentam a mesma configuração. Fora alguns comandos específicos, ambos trazem 34 MB de memória interna, câmera fotográfica com resolução de 2 megapixels e slot Memory Stick Duo. A diferença está apenas na divulgação da Sony Ericsson escolheu: enquanto o primeiro é musical, o segundo tem como foco a fotografia digital. Para que o armazenamento de canções não fique restrito ao espaço interno, a empresa adicionou ao pacote um cartão de memória padrão Memory Stick Duo de 512 MB. Com o espaço, é possível guardar cerca de 110 músicas.

A sincronização de músicas segue o esquema popular entre os MP3 players. Basta que o  usuário instale o software da Sony Ericsson e plugue o aparelho em alguma porta USB. Ao contrário de players como o iPod, o novo equipamento oferece a vantagem de transferir os arquivos sem o uso de programas. Pena que não permita o uso simultâneo do fone de ouvido e do carregador do celular, procedimento que pode ser necessário quando a bateria estiver no fim.

Se o assunto é foto, esqueça aquelas imagens com baixa resolução oferecidas por grande parte dos celulares com câmera. Os 2 megapixels do W800i geram fotografias com ótima qualidade (destaque para o equilíbrio de cores). O botão de disparo, localizado na lateral direita do telefone, permite que o usuário manuseie o W800i como uma câmera convencional, com o celular deitado, e direito a flash.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site