Imagem de fundo do header
nForce estréia no mundo Intel
Home  >  Review
REVIEW

nForce estréia no mundo Intel

Antes exclusivo para AMD, o primeiro chipset nForce para Pentium 4 chega em grande estilo

Mário Nagano

Foto:

Nvidia nForce PCRevelado no final de 2004, durante a entrada da NVidia no Brasil, os chipsets nForce para plataforma Intel (codinome C19) chegaram ao mercado com o nome comercial nForce4 SLI Intel Edition e já começam a ficar ao alcance dos usuário finais pelas mãos dos fabricantes de placas-mãe. Pelo menos nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há uma data de lançamento prevista.

O chipset foi projetado para trabalhar com os atuais processadores Pentium 4 com soquete LGA 775, incluindo os novos chips dual-core Pentium D e Extreme Edition. Como principal atrativo, o nForce4 para Intel traz o suporte à tecnologia SLI (Scalable Link Interface), uma idéia que a NVidia aproveitou das velhas placas 3DFX Voodoo, de sua propriedade desde 2000. Essa arquitetura coloca duas placas de vídeo no mesmo PC, interligadas por um conector especial, fazendo com que trabalhem como uma única placa e forneçam imagens para vários monitores ou concentrem o processamento gráfico em uma única tela.

Fora isso, o nForce 4 para Intel incorpora outros recursos interessantes, como os barramentos Hyper-Transport e PCI-E e memórias DDR2 533/667. O canal HyperTransport é usado apenas para a comunicação com outro chipset da casa, o NVidia MCP04, que, apesar do nome (media and communications processor), processa basicamente interfaces de I/O como EIDE, SATA e rede Ethernet.

O PC World Test Center recebeu diretamente da NVidia americana um computador de demonstração equipado com uma placa-mãe P4N Diamond, da MSI, um dos primeiros produtos da empresa a adotar os chipsets nForce para Intel, a exemplo da K8N Diamond para a plataforma AMD64.

Nvidia nForce chipA P4N é bastante rica em recursos. É equipada com dois slots PCI-E x16, um PCI-E x1 e dois PCI, possui espaço para quatro pentes de memória DDR2 montados em dual channel, dez portas USB 2.0, três portas FireWire, duas portas Gigabit Ethernet, duas portas EIDE ATA133, seis portas SATA II (sendo duas com suporte para RAID 0, 1, 0+1 e 5) e sistema de som SoudBlaster Live! 7.1, da Creative, já integrado à placa-mãe. Ao contrário da K8N, não é necessário reconfigurar a p4N para ativar os recursos SLI. Outra curiosidade desse produto é que, como em qualquer placa com nForce 4, ela não é compatível com Windows 98/Me.

A configuração de computador analisada é composta de processador Pentium 4 560 (3 GHz e 1 MB de cache L2), 1.024 MB de memória DDR2 667, leitor de DVD da LG e um disco rígido Spinpoint P SP0812C SATA de 80 GB da Samsung. Completou o conjunto duas placas de vídeo PixelView GeForce 6800 com SLI ativado e sistema operacional Windows XP Pro.

Essa configuração obteve 86 pontos no PC WorldBench 5, 174 pontos no Sysmark 2004 e 4.188 pontos no PCMark 2004. Com essas marcas, ficou um pouco abaixo do Dell Dimension 4700, analisado na edição de janeiro de 2005 de PC WORLD, equipado com o mesmo processador P4 560, mas com chipset 915G Express. Nos testes de aceleração gráfica, a história foi bem diferente. O sistema da NVidia atingiu 6.662 pontos no 3DMark’05, bem acima dos 6.178 pontos obtidos pelas workstations WK 4000, da Accept, ou dos 6.143 pontos obtidos pela xw9300, da HP, ambas avaliadas na edição de agosto de 2005. São números impressionantes que mostram o potencial da tecnologia SLI em qualquer aplicação que exija processamento de imagem 3D em tempo real, mesmo rodando numa plataforma de desempenho médio para os padrões atuais. Esse recurso agora pode ser desfrutado tanto pelos fãs da plataforma Intel quanto da AMD. O pessoal de Santa Clara agradece.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site