Imagem de fundo do header
DVR-A09XL: menor e mais rápido
Home  >  Review
REVIEW

DVR-A09XL: menor e mais rápido

Nova geração de gravadores de DVD dual layer da Pioneer tem velocidade de 6X

Mário Nagano

Foto:

Gravador DVD Pioneer A09XLA linha de gravadores de DVD dual-layer da Pioneer já está na segunda geração. O DVR-A09XL chegou há pouco para substituir o A08XL como o modelo de linha da empresa. Comparado ao seu antecessor, ele é mais veloz na gravação de mídias dual layer (DVD+R DL), passando de 4x para 6x. Fora isso, o gabinete ficou menor, com seu comprimento passando de 19,8 centímetros para 18 centímetros, o que pode facilitar a instalação em espaços mais apertados.

Disponível em bege (DVR-A09XLA) e preto (DVR-A09XLB), o gravador incorpora algumas tecnologias proprietárias da Pioneer. O Ultra Dinamic Ressonance Absorver, por exemplo, reduz o nível de vibração do servomotor durante gravações e reproduções em alta velocidade. Outros diferenciais são o Precision Recording, sistema que ajusta automaticamente o nível de gravação de acordo com o desgaste das mídias muito reutilizadas, e o Liquid Crystal Tilt Mechanism, que procura melhorar o nível de gravação em mídias com espessura irregular ou perto do final do disco, onde os problemas de erro de leitura são mais comuns. A Pioneer também dispõe de um utilitário chamado Quiet Drive, programa que reduz o nível de ruído gerado pelo gravador durante a reprodução de CDs de música ou DVDs de filme.

Outro ponto forte da versão de prateleira do DVR-A09XL é o generoso pacote de programas que o acompanha. Um dos destaques desse pacote é uma versão completa do gerador de backups NovaBackup 7.1, da NovaStor. O conjunto de programas inclui ainda várias soluções da Ulead, como o gerador de discos DVD MovieFactory 3.5 Disc Creator, em uma versão que difere da versão comercial apenas por ter menos templates de menu e não apresentar suporte para o formato AC3, o editor de vídeo VideoStudio 8 SE, o editor e gerenciador de imagens Photo Explorer 8.5 SE, o criador de slide shows CD and DVD Picture-Show SE e o tocador DVD Player.

O DVR-A09XL levou em média 11min30s para gravar 4,35 GB de dados a 4x em um DVD-R comum com o software que acompanha o produto. UM DVD dual layer em 2,4x ficou pronto em 36min34s. Nos testes de gravação de CDs, demorou em torno de 3min40s para gravar um CD-R a 40x. Nos testes de leitura com o Nero CD-Speed, o A09XL obteve desempenho médio de 21,2x, variando entre 18,5x a 21,8x. No mesmo teste com DVD, os resultados foram uma média constante em torno 2,41x, com variações entre 2,31x até 2,42x. Conclusão? O gravador A09XL é rápido e traz vantagens sobre o A08XL. Entretanto, sua velocidade de leitura ficou um pouco a desejar quando confrontado a outros modelos que já passaram por nossa bancada de testes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site