Imagem de fundo do header
O PC padrão BTX da Digitron
Home  >  Review
REVIEW

O PC padrão BTX da Digitron

Com novo gabinete e placa-mãe BTX, a empresa aposta na plataforma picoBTX, modelo compacto da nova arquitetura de contrução de computadores pessoais

Mário Nagano

Foto:

Digitron Pico BTXBTX, como você já deve ter ouvido falar, é o novo padrão de construção de PCs que procura resolver um dos problemas mais graves do padrão ATX – a dispersão de calor. A solução consiste em reposicionar os componentes internos do computador de modo que sejam expostos a um único fluxo de ar fresco. Esse ar é gerado na parte frontal do gabinete e dissipado pela parte de trás depois de absorver o calor do sistema. No Brasil, o padrão BTX, lançado em meados de 2003, está presente em alguns computadores como o ThinkCentre M51, da Lenovo, e alguns desktops da HP, como o dc5100 e o dc7100, e estações de trabalho como a Precision 380, da Dell.

O padrão BTX inclui três tamanhos: BTX, microBTX e picoBTX. O tamanho picoBTX é mais indicado para o desenvolvimento de computadores compactos ou barebones. E é justamente neste formato que está baseado o kit formado pela placa-mãe GA-8I915G-ZFD, montada no Brasil pela Digitron, e o gabinete compacto GB91, da Gigabyte, comercializado pela Digitron. O PC World Test Center avaliou um computador baseado nesse kit, equipado com processador Intel Pentium 4 660 (3,4 GHz e 2 MB de cache L2), 1.024 MB de memória DDR 400, uma unidade de DVD-ROM Mitsumi DM-2000TE e um disco rígido de 120 GB Caviar SE, da Western Digital, de 7.200 rpm.

Com apenas 20,6 centímetros de largura por 26,7 de altura, a placa-mãe GA-8I915G-ZFD é uma solução do tipo tudo-em-um. Inclui dois slots para pentes de memória DDR 333 ou 400 em dual channel, vídeo integrado Intel GMA 900, sistema de som Intel HDA de 7+1 canais, oito portas USB 2.0, duas Fire-Wire, duas portas SATA, uma EIDE, porta de rede Gigabit Ethernet, um slot PCI e outro PCI-E x16. Um detalhe que chama a atenção é a posição do soquete LGA 775, que girou 135 graus em relação à borda da placa, passando a impressão do soquete ser um losango em vez de um quadrado.

Com seu perfil baixo, medindo apenas 24 centímetros de largura por 22,5 de altura e 31,6 de profundidade, o gabinete GB91 picoBTX da Gigabyte lembra muito os barebones da Shuttle. Apesar disso, seu desenho difere dos barebones tradicionais. Sua estrutura interna é formada por dois “andares”. Na parte de baixo fica o duto de ar onde se localiza a placa-mãe, os módulos de memória e o imenso módulo de refrigeração do sistema, formado pelo ventilador principal e o cooler do processador. A parte de cima abriga a fonte de alimentação de 270 watts e o espaço para duas unidades de 5,25 polegadas e dois discos de 3,5 polegadas. Os dois andares unem-se por meio de uma articulação lateral (presa com uma trava), o que permite tombar todo o conjunto da fonte e discos para o lado, proporcionando total acesso à placa-mãe. O gabinete não possui abertura para unidade de disquete. Em seu lugar, oferece um leitor para vários tipos de cartão de memória, escondido ao lado da grade de entrada de ar do gabinete, junto às saídas de som, USB e FireWire.

O picoBTX da Gigabyte obteve 91,3 pontos no PC WorldBench 5, 201 pontos no Sysmark 2004 e 4.528 pontos no PCMark 2004. Seu desempenho foi de 2,6% (WorldBench 5) a 7,9% (PCMark 2004) superior ao do Dell Latitude 4700, equipado com um Pentium 4 530 de 3,0 GHz com chipset Intel 915G Express. Esses números mostram que o picoBTX da Gigabyte apresenta boa performance para um computador de uso geral, mas como todo equipamento com GMA 900, seu desempenho em jogos é regular. A saída, neste caso, é acrescentar uma placa de vídeo PCI-E. As características técnicas atuais do kit, combinadas com um visual elegante e um desenho bastante compacto, poderão atrair qualquer pessoa interessada em economizar espaço tanto em casa quanto na mesa de trabalho do escritório.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site