Imagem de fundo do header
Quando espaço é um problema
Home  >  Review
REVIEW

Quando espaço é um problema

O WorkCentre PE114e é um multifuncional compacto para casas e pequenos escritórios

Mário Nagano

Foto:

Multifuncional Xerox PE114eO mercado latino-americano de multifuncionais cresceu 113% no primeiro trimestre do ano em relação a igual período de 2004, de acordo com estudo do Gartner.  Uma das razões desse crescimento, segundo a pesquisa, é a diversificação da oferta. A Xerox, por exemplo, ampliou recentemente sua linha de multifuncionais com o WorkCentre PE114e. Esse equipamento compacto, indicado para uso pessoal ou pequenos escritórios, é um multifuncional a laser com tamanho de um modelo a jato de tinta – mede 42,2 centímetros de largura por 23,9 de altura e 40 de profundidade. Tamanha economia de espaço foi obtida com alguns sacrifícios.

A saída de papel, por exemplo, acomoda apenas 50 folhas impressas.  O scanner de mesa, por sua vez, adota a tecnologia LIDE (LED In Direct Exposure), que utiliza LEDs coloridos em vez da tradicional lâmpada fluorescente, resultando em um conjunto mais compacto.

Segundo a Xerox, o equipamento atinge velocidade de impressão de 15 páginas por minuto (ppm) e resolução de 600 por 600 pontos por polegada.  Nos testes, produziu 10,21 ppm no modo normal e 11,31 ppm no modo rascunho – neste caso, rascunho não significa que o equipamento economize toner, mas sim que baixa a resolução de 600 ppp para 300 ppp. Isso faz com que a impressão dos textos perca um pouco a qualidade, com as letras apresentando contornos serrilhados quando observadas com lupa. Em tempo: o modo de economia de toner existe, mas é ativado apenas no painel do multifuncional.

Como impressora, o desempenho do WorkCentre PE114e nos testes foi modesto quando comparado às lasers monocromáticas analisadas por PC WORLD em junho deste ano. Mas como em qualquer laser de pequeno porte, seu maior atrativo não é exatamente desempenho, e sim a facilidade de uso. Na função copiadora, o produto da Xerox duplicou um documento no tamanho real em 11,52 segundos.

O equipamento apresenta 8 MB de memória RAM e duas entradas de papel, sendo uma automática de 250 folhas e outra manual para inserção de envelopes ou mídias especiais. A conexão com o computador pode ser tanto pela porta paralela quanto pela interface USB 1.1. O equipamento da Xerox possui funções como ajuste automático da folha, cópia de dois documentos na mesma face do papel e o curioso modo Poster, em que a imagem original é ampliada para uma área equivalente a nove folhas impressas que se juntam formando a imagem final.

O ciclo de trabalho da WorkCentre PE114e é de até 10 mil páginas por mês e o conjunto de toner com cilindro integrado tem uma autonomia estimada de 3 mil páginas com cobertura de 5%. A idéia de integrar o cilindro fotorreceptor ao cartucho de toner tem pontos positivos e negativos.  A principal vantagem é a simplicidade de manuseio e instalação. O item negativo fica por conta do custo do suprimento (511 reais) bem acima das soluções com toner e cilindro separados. Isso faz com que o custo por página impressa pelo multifuncional seja de aproximadamente 17 centavos de real.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site