Imagem de fundo do header
Imprima textos em CDs e DVDs
Home  >  Review
REVIEW

Imprima textos em CDs e DVDs

Gravador de DVD DW1625 LightScribe imprime textos e imagens nos discos

Mário Nagano

Foto:

DVD Benq DW1625Gravar dados em um disco CD-R é um procedimento tão comum nos dias de hoje quanto era armazenar dados em disquetes alguns anos atrás. Mas, ao contrário do que acontecia com os discos magnéticos, rotular um CD não é tão simples. Apesar de freqüente, o uso de etiquetas não é recomendado, enquanto a marcação com caneta de ponta porosa apresenta resultados que estão longe da qualidade aceitável.

Em abril de 2004, a HP anunciou uma tecnologia que possibilita que o gravador de CD ou DVD queime textos e imagens diretamente na superfície de discos ópticos especialmente preparados para essa finalidade. A BenQ licenciou a tecnologia e a incorporou ao DW1625 LightScribe, um gravador de DVD interno multiformato, compatível com os padrões DVD+R(16x)/+RW(4x), DVD–R(8x)/–RW(4x), CD-R(40x)/RW(24x) e DVD+R dual layer (2,4x).

Para imprimir uma mídia com o LightScribe é preciso inseri-la com a face a ser impressa para baixo e iniciar o processo do mesmo modo como na gravação de dados. O resultado final apresenta inscrições e imagens em tons claros de sépia e baixo contraste em função da cor dourada do fundo. É bom lembrar que a mídia utilizada precisa ser compatível com a tecnologia de impressão.  Segundo a Elgin Info Products, distribuidora oficial dos produtos da BenQ no Brasil, empresas como a Verbatim distribuirão os discos LightScribe, inicialmente no formato CD-R, pelo preço sugerido de 5,50 reais por unidade – custo elevado, principalmente para quem deseja utilizar a mídia para distribuição em larga escala. A montagem do layout pode ser feita com o programa Disk Label que acompanha o equipamento.

A BenQ incorporou ao DW1625 LightScribe algumas tecnologias próprias para melhorar a qualidade da gravação de dados em alta velocidade, como o Tilt Control (controle de inclinação), que mantém o ângulo de gravação sempre a 90 graus, e o WOPC II (Walking Optimal Power Control II), um algoritmo que analisa constantemente a qualidade de gravação e ajusta automaticamente a potência de escrita, permitindo assim uma gravação mais uniforme e de melhor qualidade sobre toda a mídia.

Nos testes de leitura realizados com o Nero CD-Speed, o drive DW1625 obteve desempenho médio de 31,2x, variando entre 18,4x e 41,1x. O mesmo teste feito com o DVD teve como resultado uma média de 6,4x, com variações de 3,4x a 8,34x – é importante destacar que a velocidade de 1x do CD (150 KBps) difere da oferecida pelo DVD (1,38 MBps). O equipamento da BenQ ficou no mesmo patamar dos modelos da Sony (DRU-710ª) e Iomega (Super DVD Writer Dual Format 16x), mas atrás do DVR-A08XL, da Pioneer, analisados em março de 2005.

Na gravação de mídias, o modelo DW1625 levou em média 18m22s para gravar um disco DVD-R com 4,7 GB de dados a 4x e 3m38s para fazer o mesmo com um CD-R de 700 MB com velocidade de 40x. Nesse caso, o desempenho do gravador ficou abaixo do de outros modelos no trabalho com DVD-R, mas na média na gravação de CD-Rs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site