Imagem de fundo do header
Diretamente da Finlândia
Home  >  Review
REVIEW

Diretamente da Finlândia

Anti-Virus 2005 combate pragas virtuais com eficiência e por um preço bem em conta

Henrique Martin

Foto:

Anti-Virus2005País do norte europeu, a Finlândia é conhecida no Brasil pelo clima muito frio, por ser a pátria de Linus Torvalds, o criador do Linux, e por sua próspera indústria de telefones celulares.  Agora pode ficar popular também por sua boa ferramenta de proteção de sistemas, o Anti-Virus 2005. O utilitário da empresa F-Secure, com sede em Helsinki, chega ao Brasil falando português de Portugal e revelando ótimo desempenho. 

O antivírus começa a proteger o computador logo após sua instalação. O software pede que o Windows seja reiniciado e, em seguida, começa a caçar os vírus. Mesmo antes de atualizar suas definições de segurança contra ameaças virtuais, o Anti-Virus 2005 identificou pragas escondidas no disco rígido. Afinal, o computador de testes estava recheado com cerca de 100 arquivos com vírus verdadeiros e falsos, worms, spywares e cavalos-de-tróia, entre outros programas maliciosos. Assim que o software confirma a presença de uma conexão com a internet, a atualização das definições de vírus é feita automaticamente.  Sem esse passo, porém, não é possível realizar uma busca completa no sistema. 

O Anti-Vírus 2005 trabalha em três modos de proteção: alta, para computadores com elevado risco de infecção; normal, indicado para uso doméstico em geral; e desligado. Durante os testes de rastreamento, o nível adotado foi o normal. Em 33 minutos, o programa varreu 34.792 arquivos e encontrou 86 vírus no sistema.  Nas mesmas condições, o Kaspersky Anti-Virus, da concorrente russa Kaspersky Lab, conseguiu encontrar 89 vírus – o melhor resultado na análise comparativa de soluções de combate a vírus, publicada na edição de março de PC WORLD. A proximidade de desempenho tem uma explicação: o mecanismo de busca de ameaças do produto da FSecure utiliza módulos desenvolvidos pela própria fabricante e outro criado pela Kaspersky.  Além de muito eficiente, o Anti-Virus 2005 é uma das ferramentas de proteção mais baratas – custa 74,50 reais, contra 90 reais, em média, dos produtos concorrentes.

Anti-Vírus 2005
Fabricante: F-Secure
Para que serve: detecção e remoção de vírus
Prós: atualização rápida; preço atraente
Contra: utiliza português de Portugal
Preço: 74,50 reais
Onde comprar: F-Secure -- (11) 2108-3300
www.fsdmercosul.com.br
Avaliação final: 4,5

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site