Imagem de fundo do header
PDA com alma de notebook
Home  >  Review
REVIEW

PDA com alma de notebook

Novo handheld LifeDrive, da PalmOne, vem com disco rígido para gravar 4 GB de dados e conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Veja o teste

Eric Dahl

Foto:

Tudo que você quer em um notebook está no novo LifeDrive, da Palmone. No lugar do computador, um handheld com capacidade para editar textos, acessar correio eletrônico e armazenar muitas fotos e MP3 do tamanho de um tocador de música digital. O LifeDrive começa a ser vendido hoje (18/5) por 499 dólares nos Estados Unidos e não há previsão para lançamento no Brasil. PC World testou uma versão em pré-produção do LifeDrive.

O LifeDrive é um PDA por essência, com os mesmos controles, slots de expansão e aplicativos básicos que vêm em aparelhos como Tungsten e Treo. Pontos negativos: é muito grande para caber no bolso e tem muito pouco espaço de armazenamento para se qualificar como um substituto completo de um tocador de MP3, como o iPod, da Apple.

O "Drive" no LifeDrive é um disco do tipo MicroDrive de 4 GB, que guarda documentos, contatos e e-mails, com espaço suficiente para armazenar mil fotos em alta resolução, um ou dois vídeos e alguns CDs de música. Conectividade Bluetooth e Wi-Fi embutidas e uma boa tela colorida de 320 x 480 pontos estão presentes. 

O pacote de software inclui o DocumentsToGo, para lidar com documentos do Office, e o Exchange ActiveSync, para sincronizar e-mails com o Outlook. Novos aplicativos feitos para o aparelho destacam suas capacidades. O LifeDrive Manager, a ser instalado no computador, ajuda a manter as pastas em dia e permite modificar o tamanho de fotos e vídeos para poupar espaço em disco. No próprio aparelho, um navegador de arquivos parecido com o Windows Explorer mostra os arquivos e o Drive Mode transforma o PDA em um disco rígido externo USB.

A nítida tela traz um botão para alternar a posição das imagens para o modo paisagem - e com isso o LifeDrive deveria ser o máximo como reprodutor de vídeos. Mas os clipes que vimos, mesmo com uma apresentação decente, tiveram problemas de qualidade, até mesmo aqueles com vídeo comprimido e com menos qualidade.

Como um MP3 player básico, o LifeDrive mostra todo seu potencial. O som tem boa qualidade, apesar de a entrada para fones de ouvido estar apenas na parte inferior do aparelho. O aplicativo PTunes ajuda a criar listas de reprodução e tocar músicas, porém não usa todas as vantagens de organizar músicas comc um toque na tela.

Outro aplicativo, o Camera Companion, tem ótimo desempenho. O programa transforma o handheld em um repositório de armazenamento para as fotos da sua câmera digital. Tire muitas fotos com a câmera e depois insira o cartão SD no LifeDrive para transferir as fotos e liberar espaço para fotografar mais. Com isso, não é preciso levar um laptop ou um disco rígido portátil para o mesmo propósito. De fato, essa é a função mais útil do LifeDrive.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site