Imagem de fundo do header
Quando menos é mais
Home  >  Review
REVIEW

Quando menos é mais

Kaspersky Anti-Virus Personal 5.0 simplifica recursos para facilitar o uso do programa no PC de casa

Henrique Martin

Foto:

Kaspersky Anti-Virus 2005Nos testes de antivírus realizados pelo PC World Test Center, o Kaspersky Anti-Virus Personal sempre se comportou muito bem. Só que o programa tinha como alvo usuários mais experientes. Para ter acesso aos seus componentes, o consumidor era obrigado a percorrer várias telas. Com o lançamento da versão 5.0, a história é outra. A Kaspersky conseguiu manter a qualidade de detecção e remoção de vírus do programa e acrescentou a ele dois novos pontos positivos: a interface foi simplificada e o software agora fala português, ainda que com sotaque de Portugal. 

A facilidade de uso pode ser constatada já na instalação. A tela principal, antes dividida em diversas zonas de configuração, agora tem apenas três guias: Proteção, que indica o status de segurança contra vírus no computador e aciona a busca por pragas; Definições, para a configuração da proteção em tempo real, as atualizações e a quarentena; e Suporte, com informações para ajuda. Essa última guia também permite enviar para a Kaspersky um arquivo suspeito de vírus para análise. 

Os testes feitos por PC WORLD em um notebook, vítima recente de tentativas de invasão, revelaram dois vírus logo no início do processo.  Na seqüência, durante a checagem do sistema, o antivírus não permitiu a cópia para o disco rígido do arquivo de teste Eicar, criado pelo instituto europeu de mesmo nome (www.eicar.  org). Com 28 pastas copiadas para o disco rígido de 6 GB, incluindo vírus reais, vírus em arquivos compactados protegidos por senha e pastas vazias, o Kaspersky Anti-Virus Personal 5.0 conseguiu limpar por completo as amostras. Para os arquivos protegidos, requisitou as respectivas senhas. A única falha foi não detectar um programa discador entre as ameaças.
O
 Kaspersky Anti-Virus Personal conta ainda com atualizações de definições de pragas virtuais 24 horas por dia. A proteção de correio eletrônico, de acordo com o fabricante, garante defesa contra vírus de e-mails e resguarda a base de dados já existente.

AntiI-Virus Personal 5.0
Fabricante: Kaspersky Labs
Para que serve: proteção contra vírus
Prós: maior facilidade de uso; base atualizada
várias vezes ao dia
Contra: software está em português de Portugal
Preço: 89 reais
Onde encontrar: Esy World – (11) 3337-6463
www.esy.com.br

Avaliação final: 4,5

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site