Imagem de fundo do header
Aberto para negócios
Home  >  Review
REVIEW

Aberto para negócios

Business nc6230, o novo portátil da HP, é baseado na nova geração Centrino e mostra disposição para o trabalho em trânsito

Mário Nagano

Foto:

Notebook HP Business nc6230Depois da Dell e da IBM, chegou a vez de a HP lançar sua linha de portáteis baseadas no Sonoma, a nova geração da plataforma móvel Centrino. Como o próprio nome sugere, o Business nc6230 é um equipamento voltado para o mercado corporativo, o que o coloca como concorrente direta do ThinkPad T43, da Lenovo, e do Latitude 610, da Dell.

Os destaques da plataforma Sonoma são o novo chipset 915, que incorpora barramento de 533 MHz, suporte para memórias DDR ou DDR2, barramento de dados PCI-Express e rede sem fio padrão 802.11a/b/g. Um de seus atrativos é a flexibilidade, permitindo o desenvolvimento de produtos tanto simples quanto avançados, dependendo dos componentes usados no projeto.

O notebook da HP enquadra-se na segunda lista. A versão analisada pelo PC World Test Center inclui processador Pentium M 750 de 1,86 GHz e 2 MB de cache L2, 512 MB de memória RAM DDR2 de 400 MHz, disco rígido Hitachi de 60 GB de 5.400 rpm, unidade combo de CD-ROM/DVD e tela de 14,1 polegadas padrão XGA (1.024 x 768 pontos). O chipset é um 915PM Express e o sistema de vídeo é uma Mobility Radeon X300, da ATI, com interface PCI Express x16.

O Business nc6230 é um equipamento de tamanho médio (mede 31,5 centímetros de largura por 2,65 de altura e 25,7 de profundidade) e relativamente leve (2,1 quilos). Além disso, é bem servido de recursos, incluindo três portas USB 2.0, rede Gigabit Ethernet, modem, SVGA, S-Video, infravermelho, som, Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth, encaixe para docking station e slots para cartões SD e PCMCIA. Seguindo uma tendência, o portátil não possui porta paralela, mas ainda vem com porta serial. Infelizmente, não oferece interface FireWire, recurso muito apreciado pelos adeptos do vídeo digital.

Um detalhe digno de nota no produto é a preocupação com o conforto. A exemplo do D610, o nc6230 vem com dois dispositivos apontadores (touchpad e trackpoint) e teclado em português. Mas, ao contrário de outros portáteis que posicionam as teclas de função em fileiras nos cantos do teclado, o teclado do nc6230 tem o desenho mais próximo dos modelos convencionais de mesa. A tecla Esc, por exemplo, fica no canto superior direito, ao lado das teclas F1 a F12 (em grupos de quatro). As teclas Ins, Del, Home, End, PgUp e PgDn também estão dispostas do mesmo modo que em um teclado padrão de PC, só que em uma posição mais elevada. Esses pormenores podem parecer bobagens, mas tornam a digitação bem mais intuitiva e produtiva.

O nc6230 mostrou-se um equipamento veloz, atingindo 88 pontos no PC WorldBench 5. Essa marca o coloca em vantagem em relação ao ThinkPad T43 (84 pontos), da IBM, mas abaixo do D810 (97 pontos) , da Dell, avaliados em junho e fevereiro de 2005, respectivamente. Como o D810 é um equipamento maior (36 x 3,8 x 27,7 centímetros) e quase um quilo mais pesado, o produto da HP continua sendo a melhor opção para quem privilegia a portabilidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site