Imagem de fundo do header
Use o dedo e esqueça a senha
Home  >  Review
REVIEW

Use o dedo e esqueça a senha

Fingerprint Reader reconhece digitais para facilitar o acesso ao computador, a sites e a serviços na web

Fernanda K. Ângelo

Foto:

Fingerprinter readerVocê mal liga o computador e lá vem uma solicitação de nome de usuário e senha. Entra no webmail, outra. No comunicador instantâneo, mais uma. Que tal simplesmente colocar o dedo sobre um leitor de impressões digitais em vez de digitar suas informações secretas toda vez que vai fazer o logon no Windows ou em qualquer site da internet? É o que permite o Fingerprint Reader, da Microsoft.

O acessório é pequeno, leve e exige pouco conhecimento técnico. Depois de instalar o driver, é só conectá-lo a uma porta USB e registrar suas impressões digitais. Terminada a instalação do software, o computador reconhece o novo hardware e surge na tela o “Assistente para Registro de Impressão Digital”, com o desenho de duas mãos.

Selecionar um dos dedos nesta imagem é o primeiro passo. Feito isso, o assistente pede que você posicione o dedo correspondente sobre o leitor para que a impressão seja gravada. O processo de digitalização é repetido quatro vezes.

Uma vez que a impressão digital está registrada, é só posicionar o dedo sobre o Fingerprint Reader em qualquer tela de logon, seja do Windows ou de qualquer site. Na primeira vez que isso é feito, surge uma janela do programa Fingerprint solicitando o nome de usuário e a senha para o serviço. Além disso, na mesma caixa de diálogo, é preciso determinar se você quer que o equipamento faça diretamente o logon ou apenas preencha os campos. Se selecionar a segunda opção, você deverá clicar em OK, Entrar, Sign In ou qualquer que seja o botão exibido.

Caso determine que os dados sejam enviados, o computador entrará diretamente no serviço assim que a digital for reconhecida. Daí em diante, toda vez que visitar a página, bastará posicionar o dedo no leitor para que o logon seja feito automaticamente.

O Fingerprint Reader permite a identificação de vários usuários, mas possui uma limitação: funciona somente em máquinas com o sistema operacional Windows XP.
 
Fingerprint Reader

Fabricante: Microsoft

Para que serve: acesso ao Windows e a sites sem a necessidade de digitação do logon e da senha

Prós: fácil de instalar; simples de usar 

Contra: funciona somente com Windows XP 

Preço: 199 reais

Onde encontrar: Microsoft : (11) 3444-6844 - http://www.microsoft.com/brasil/comprar 

Avaliação final: 4

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site