Imagem de fundo do header
Na frente e no verso
Home  >  Review
REVIEW

Na frente e no verso

Sharp reaparece no mercado com equipamento que imprime nos dois lados do papel

Mário Nagano

Foto:

AL-1651CSDepois de cinco anos fora de cena, a Sharp volta ao mercado brasileiro com uma linha de produtos para escritório. Entre os equipamentos que a empresa trouxe na bagagem está o AL-1651CS, um multifuncional para departamentos e pequenas empresas versátil, eficiente e com ótima qualidade de imagem.

Duas características importantes do aparelho são sua capacidade de ler e imprimir documentos automaticamente nas duas faces do papel e os recursos de economia de insumos.  Ao colocar uma ou mais páginas no leitor de folhas e solicitar cópias frente e verso, o AL-1651CS puxa um documento e digitaliza as duas faces antes que a cópia seja impressa. Para economizar ainda mais papel, é possível fazer com que as duas faces lidas pelo scanner apareçam no mesmo lado da cópia. E, ao combinar esse recurso com a impressão frente e verso, é possível gerar um documento que reúna o conteúdo de quatro páginas originais, duas de cada lado. O cartucho de toner AL-110TD, que custa 220 reais, tem autonomia estimada em 4 mil cópias. O cilindro de impressão AL-100DR, por sua vez, é uma peça independente do toner e possui vida útil de aproximadamente 18 mil cópias.

O multifuncional conta também com a função E-Sort, que permite a digitalização de um grande número de páginas na memória e sua liberação na ordem correta. É um recurso muito útil quando é preciso tirar mais de uma cópia de um documento extenso. Esses procedimentos são executados facilmente apesar de o painel de controle ser pouco intuitivo. Ou seja, para o bom uso do multifuncional é indispensável a leitura do manual.

O sistema de impressão do equipamento é baseado na tecnologia SPLC (Sharp Print Language with Compression). Ela combina o convencional GDI com o compactador de dados JBIG para reduzir o tamanho dos trabalhos de impressão, resultando numa saída mais veloz. Os testes realizados pelo PC World Test Center comprovaram que o equipamento é bastante ágil, alcançando 12,2 páginas por minuto na impressão no modo normal e 12,09 no modo rascunho – segundo o fabricante, o modelo imprime 16 ppm na resolução de 600 ppp.

As impressões de textos exibem caracteres bem definidos e contornos suaves. No caso dos trabalhos com gráficos e imagens, os resultados ficaram dentro do que se pode esperar de uma impressora a laser monocromática: bons níveis de contraste entre os vários tons de cinza, mas nada com qualidade fotográfica.  O AL-1651CS peca apenas por não oferecer suporte a PostScript, como outros equipamentos da categoria Como copiadora, o multifuncional da Sharp levou em média 9,25 segundos para gerar um documento simples no tamanho A4. O seu scanner em cores, apesar da limitação de 600 pontos por polegada (600 por 1.200 ppp no modo interpolado), fez um bom trabalho, capturando imagens com resolução de 559 lpp (linhas por polegada), um dos melhores resultados já verificados por nosso laboratório de testes com um multifuncional a laser.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site