Imagem de fundo do header
Armazenamento em rede sem servidor
Home  >  Review
REVIEW

Armazenamento em rede sem servidor

Essa é a proposta da Iomega com o 160 GB Network Hard Drive

Mário Nagano

Foto:

160 GB Network Hard DriveCom a popularização das redes locais em pequenos escritórios e residências, a proposta do 160 GB Network Hard Drive é atraente: oferecer armazenamento em rede (NAS) mesmo sem o suporte de um servidor. O produto da Iomega é tão especializado que nem porta USB tem – inclui apenas uma interface Fast Ethernet (10/100 Mbps) para sua conexão à rede local.

A instalação é simples: basta ligá-lo à tomada e à rede local. Passado alguns instantes, o disco é reconhecido pela rede. Para facilitar, o produto vem com um pequeno utilitário (Iomega Discovery) que localiza e mapeia o disco, tornando-o disponível para uso como qualquer unidade compartilhada de rede. Diferentemente do que acontece com os modelos USB, o desempenho do 160 GB Networkd Hard Drive pode variar de acordo com o tráfego na rede. Nos testes, foi um dos equipamentos mais lentos nas rotinas de gravação de múltiplos arquivos pequenos.

ModeloExternal Hard Drive
Hi-Speed USB 2.0
FabricanteIomega
Preço sugerido (R$)1.489
Onde encontrarIomega – 0800-7015127 -
www.iomega.com.br
Pontos fortesBom desempenho
Pontos fracosSem recursos adicionais
Avaliação técnica final*9,4
Características técnicas8,1
Capacidade (GB)160
InterfaceUSB 2.0
Testes HD Tach RW 3.0.110
Tempo de resposta (ms) (1)13
Taxa de transferência (MBps) (2)33,5
Teste de cópia de arquivos (4)10
Do PC para o HD8,4
Do HD para o PC10,5

Notas: (1) Quanto menor, melhor; (2) Quanto maior, melhor; (3) Teste não funciona em conexão pela rede; (4) Tempo médio para transferir uma massa de dados de 100 GB em vários arquivos e os mesmos dados agrupados num único arquivo .zip não compactado em segundos (quanto menor, melhor).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site