Imagem de fundo do header
Alô via web
Home  >  Review
REVIEW

Alô via web

HandyTone-486 permite ligações telefônicas através da internet com o uso de aparelhos analógicos

Mário Nagano

Foto:

HandTone-486Não basta fazer ligações telefônicas via internet. Para ampliar o número de usuários, os dispositivos de VoIP incorporam novos recursos. É o caso do HandyTone-486, da Grandstream Networks.  Pouco maior que um rádio de pilha, o produto é um adaptador que conecta um telefone convencional de tom a qualquer rede IP e, a partir dele, permite ligar para outros aparelhos por meio de um servidor de VoIP ou a discagem do endereço IP do destinatário diretamente no teclado do aparelho. Com isso, é possível falar com pessoas em outros países sem o custo de uma ligação internacional. Porém, o dispositivo sozinho não permite a conexão de uma ligação VoIP à linha convencional.

Uma vez instalado, basta teclar *00 no telefone para acessar a linha. O dispositivo pode ser configurado como em um serviço de auto-atendimento por telefone. Ao discar a tecla asterisco três vezes (***), o sistema responde com uma mensagem de voz, solicitando o item e a opção de configuração, que também pode ser feita por meio de um navegador web. Nesse caso, é preciso ligar o dispositivo a um PC via rede com o uso de cabo crossover, digitar seu endereço IP e entrar com a senha padrão. Seguidos esses passos, as opções são apresentadas na tela do browser, incluindo as configurações de conexão com a rede externa (via IP Fixo ou PPPoE) e de ligação via VoIP. É possível também fazer as configurações do servidor DHCP e NAT, o que permite compartilhar o acesso da rede externa para vários computadores. Para isso, é necessário ligar o servidor a um hub ou switch Ethernet.

Ao contrário de outras soluções avaliadas por PC WORLD, o HandyTone precisa ser registrado num servidor SIP (Session Initiation Protocol) local ou externo. Nesse último caso, algumas empresas oferecem o recurso na forma de serviço pago.  Ao contratar o serviço, o provedor fornecerá os dados de login que devem ser inseridos do HandyTone-486 e um número que funciona como uma espécie de ramal entre os usuários.  Nos testes, optamos por fazer uma ligação pontoa-ponto via endereço IP, discando no telefone a seqüência *** + 47 + endereço IP do destinatário.  Depois de ajustadas as opções do sistema, as ligações foram realizadas sem problemas, com qualidade do som semelhante à apresentada em uma comunicação convencional.

HandyTone-486
Fabricante: Grandstream
Para que serve: adaptação de VoIP para telefone de tom analógico
Prós: leve e compacto; funciona como roteador
Contras: configuração complicada; necessita de um servidor SIP
Preço: 750 reais
Onde encontrar: WDC Networks – (11) 3035-3777
www.wdcnet.com.br
Avaliação final: 3,5

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site