Imagem de fundo do header
Entre o Paint e o Illustrator
Home  >  Review
REVIEW

Entre o Paint e o Illustrator

Para gerar desenhos ou criar GIFs animados, tente o Xara X1

Henrique Martin com Dênis Rodrigues

Foto:

Xara X1Na hora de fazer uma ilustração no computador, o primeiro programa que vem à cabeça da maioria das pessoas é o Paint, apesar de suas limitações – afinal, como componente do Windows, ele está presente na maioria dos PCs. No outro extremo, a alternativa é lançar mão de um software profissional (e bem caro) como o Illustrator, da Adobe. E quem não quer nem oito nem oitenta? Uma boa opção é o Xara X1, da inglesa Xara. O título esteve licenciado para a Corel e foi distribuído com o nome CorelXara durante alguns anos. Recentemente, voltou para seu antigo desenvolvedor e foi relançado com o novo nome. 

O Xara X1 oferece diversas bibliotecas, incluindo clip arts, bitmaps e frames. As coleções de imagens são vetoriais e fáceis de editar no próprio programa. Há ainda imagens para uso na criação de layouts de websites, como botões e linhas. Na dúvida sobre como usar cores ou camadas? A seção de filmes (movies) traz dicas e instruções passo a passo para a obtenção dos efeitos desejados. O Xara X1 permite ainda a criação de animações para a internet, no formato GIF animado (basta selecionar a opção correspondente no menu File) ou em Flash (SWF). O processo de montagem dos frames para a geração dos GIFs animados é simples e fácil. 

Também não faltam efeitos ao Xara X1.  Comandos como controle de contorno, sombras, modelagem de objetos e transparência estão todos na barra de ferramentas. O acervo de fontes instaladas com o programa amplia a capacidade de criação de textos. Na dúvida sobre qual fonte utilizar, o software apresenta um preview na tela. 

O Xara X1 importa arquivos diretamente de endereços na internet. Se for necessário ajustar a foto para incluir em uma ilustração, pode-se usar o Xara Picture Editor. Esse editor simplificado de imagens acompanha o X1 e serve para acertos básicos, como rotação, corte e alterações de cor, brilho e contraste. 

Na hora de criar arquivos para impressão, o Xara X1 gera resultados profissionais. Os arquivos podem ser exportados para formatos diferentes como JPG, TIF e EPS. O programa também consegue dar saída para arquivos CMYK, padrão para impressão profissional.

Xara X1
Fabricante: Xara
Para que serve: ilustração vetorial
Prós: recursos profissionais para a criação de efeitos
Contra: software em inglês
Preço: 1.059 reais (CD) e 1.109 (versão com manuais)
Onde encontrar: Katalogo – 0800-7729897
www.katalogo.com.br
Avaliação final: 4

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site