Imagem de fundo do header
É só plugar e armazenar
Home  >  Review
REVIEW

É só plugar e armazenar

Os novos discos rígidos externos são versáteis e garantem muito espaço para dados.

Mário Nagano

Foto:

Houve um tempo em que a vida digital de uma pessoa cabia em disquetes de 360 KB. Atualmente, unidades de disco rígido de muitos gigabytes não conseguem dar conta de tantos arquivos de dados, músicas, fotos e vídeos. Segundo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, a humanidade gerou algo em torno de 5 exabytes (o número 5 seguido de 18 zeros ou 500 mil vezes o conteúdo impresso da biblioteca do Congresso americano) de novas informações só em 2002, o que daria aproximadamente 800 MB de dados por habitante da Terra. Noventa e dois por cento dessa produção foi guardada em mídia magnética. Se levarmos em conta que, de 2002 para cá, esse volume deve ter aumentado bastante, fica explicada a estrondosa demanda por unidades de maior capacidade.

O meio mais prático de garantir mais espaço de armazenamento tanto em computadores de uso pessoal como em servidores é usar discos externos com interface USB. Para se diferenciar, muitas empresas partiram para a diversificação, procurando oferecer mais que um simples HD com porta USB. Há modelos de todos os tipos, tamanhos e capacidades. Muitos incorporam recursos adicionais como leitores de cartões de memória, interface de rede e reprodução de áudio, vídeo ou música.

Devido a essa variedade de soluções, PC WORLD optou por um formato diferente de análise comparativa.  Em vez de confrontar os produtos, procuramos mostrar as peculiaridades de cada solução e, quando pertinente, ressaltamos as diferenças e as semelhanças entre alguns modelos. Em função disso, não concedemos o título de Best Buy a nenhuma unidade de disco externa. Leia, a seguir, as análises.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site