Imagem de fundo do header
Projetos com a sua cara
Home  >  Review
REVIEW

Projetos com a sua cara

Versão 2006 do AutoCAD traz ambiente de trabalho configurável e acelera o desenvolvimento de projetos

PC WORLD - ESPANHA

Foto:

AutoCAD2006Ao comparar a versão 2006 do AutoCAD com a anterior, fica claro que Autodesk incluiu poucas novidades – ele parece mais uma atualização da 2005 do que um novo produto. Apenas algumas novidades separaram as duas edições. Porém, essas diferenças são suficientemente importantes para conquistar os usuários.

Em primeiro lugar, o recurso de blocos dinâmicos incorporou facilidade e rapidez de uso. Com apenas um bloco é possível ter a representação de vários outros. Assim é possível diminuir o número de bibliotecas necessárias em cada desenho e agilizar o uso.

Com o comando Stretch é possível definir, por exemplo, diferentes medidas para um mesmo bloco e logo utilizar este para representar o elemento nas diferentes medidas. Isso é especialmente útil em situações como projetos com desenhos de móveis modulares e, em geral, para todas aquelas bibliotecas que contenham elementos iguais com dimensões diferentes. Ao criar os blocos podemos predefinir tanto o ponto de inserção como o de rotação. É possível ainda definir dentro de um bloco composto por vários elementos a possibilidade de eliminar a visualização de alguns deles, enquanto que de um dos blocos selecionados podemos obter variações.

Outra novidade é a inserção de tabelas dinâmicas nesses componentes, de tal forma que eles utilizem, por exemplo, um ou outro código dependendo das medidas utilizadas. Juntamente com o novo software, chega uma pequena coleção de blocos dinâmicos agrupados por famílias.

Um dos recursos que mais devem agradar os usuários amantes da rapidez no desenho é a possibilidade de dispor da linha de comando. Para cada ação que o usuário realiza com o mouse, uma pequena janela de diálogo pede ou sugere dados necessários para completar a ação que está sendo executada no momento. E se você é um usuário do AutoCAD 2002, saiba que esta última versão reconhece automaticamente os menus de usuários. Com isso, migrar para a 2006 não exigirá esforços.

A Autodesk segue a linha de proporcionar uma interface amigável, intuitiva e configurável.  É possível criar vários ambientes de trabalho e utilizá-los para diferentes usos do programa, além de facilitar o acesso aos projetos de forma colaborativa, para usuários que utilizem o mesmo computador. Finalmente, foram realizadas correções e retoques em comandos que necessitavam de melhorias, como Juntar, Copiar e Girar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site