Imagem de fundo do header
Muitas novidades no iTunes 5.0
Home  >  Review
REVIEW

Muitas novidades no iTunes 5.0

Software da Apple para compra e gerenciamento de música online ganhou ferramenta de busca mais poderosa, interface renovada e suporte a vídeo podcasting

Foto:

A Apple lançou em meados de setembro a versão 5.0 do iTunes, seu software para compra e gerenciamento de música digital, e dias depois publicou a edição 5.0.1, com pequenas correções de estabilização. Já é uma boa hora então para avaliarmos as novidades.

Uma interface de cara nova

A mais óbvia diferença em relação à versão anterior é a cara completamente nova. A familiar interface simulando aço escovado se foi. No seu lugar chega um novo tom metálico mais escuro e liso que parece ser a tendência para os próximos aplicativos da Apple.

Outra mudança fácil de notar é a ausência de bordas. Como a última versão do Apple’s Mail, as bordas sumiram e, embora isso não adicione um espaço enorme à área de trabalho, cada pixel extra conta para aqueles que gostam de maximizar o uso da tela.

Busca inteligente

Esta versão do iTunes aperfeiçoou a forma de lidar com pesquisas. A nova barra de buscas permite a escolha do tipo de arquivo – vídeo, música, podcasts, audiobooks – e a pesquisa por nome do artista, do álbum ou da música.

A ferramenta ajuda bastante a navegação por longas listas de resultados. É possível também fixá-la na barra de tarefas, por meio do menu Edit, opção Show Search Bar.

Podcasts

A Apple fez mudanças substanciais no modo como o iTunes lida com os podcasts. Eles são agora indexados automaticamente nas buscas. Muitos usuários, porém, viram as referências aos seus podcasts selecionados desaparecerem após o upgrade, mas há uma forma fácil de recuperá-los: na barra de buscas, clique em Podcasts e os arquivos que você havia feito o download reaparecerão. Selecione todos eles e os arraste para Padcasts listing no painel Source.

Uma grande novidade, que não recebeu a devida atenção, é o fato do iTunes ter agora total suporte para vídeo podcasts. Isso significa recursos de vídeo sob demanda dentro de um dos aplicativos mais populares tanto na plataforma Mac como Windows.

Ao oferecer suporte para vídeo podcasting, o iTunes se posiciona para ser o primeiro sistema similar ao TiVo inteiramente baseado na internet, permitindo que os usuários vejam o que quiserem e quando quiserem. O objetivo da empresa parece ser de exercer a mesma dominação que tem sobre a venda de músicas online sobre os vídeos.

Mais novidades

A ferramenta de Shuffle também ficou melhor no novo iTunes. É possível ajustar as listas de reprodução de música aproximando as faixas por autor ou disco. Outras novidades são a criação de pastas para playlists, que podem conter várias listas e outras pastas, e um recurso para limitar o acesso de crianças a determinadas bibliotecas de arquivos.

Para fazer o download gratuito do iTunes 5.0.1, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site