Imagem de fundo do header
Um ultraportátil com webcam giratória
Home  >  Review
REVIEW

Um ultraportátil com webcam giratória

Bem equipado, o Asus W5A tem desempenho regular e pesa apenas 1.86 quilogramas

Carla Thornton – PC WORLD/EUA

Foto:

Asus W5A - gd1Uma webcam giratória e um gabinete branco de fibra de carbono destacam o Asus W5A, um notebook ultraportátil de apenas 1,86 quilogramas – sem contar o adaptador de força. A câmera Mobile Vision w5-AD1, acoplada a uma moldura cromada localizada na parte central superior da tela de 12 polegadas, torna mais divertidas as tarefas de tirar fotos e fazer vídeos domésticos.

A pequena câmera gira 180 graus para registrar imagens na frente ou atrás do laptop. Três botões de atalho oferecem uma maneira rápida de ativá-la, usar o zoom digital de até três vezes e ligar o microfone. O software LifeFrame que acompanha a câmera é rico em recursos, como o intervalo de captura e a detecção de movimento.

A qualidade das imagens não é ruim para uma câmera de 1.3 megapixel, mas o vídeo de 30 frames por segundo deixa a desejar pois, embora o áudio acompanhe a ação, movimentos rápidos ficam manchados.

Asus W5A - gd2Em linhas gerais, o W5A é um laptop bem equipado. Além da câmera, tem leitor de cartão de memória três em um, porta Firewire, saída de S-Video e três entradas USB 2.0. O Bluetooth e o Wi-Fi atendem às suas necessidades de comunicação sem-fio. Entretanto, uma combinação DVD-ROM/CD-RW é o único drive óptico disponível, portanto é possível gravar apenas CDs, não DVDs.

O teclado compacto, que diminui um pouco o <Backspace> e o <Shift> direito não atrapalha a digitação. As teclas são pressionadas a 2.35 milímetros, bem pouco comparadas ao teclado de tamanho normal de 3 mm, mas não perdem a sensação de firmeza. Além do teclado, próximo ao dispositivo Wi-Fi há outra característica útil: um botão que faz a escolha entre oito configurações dependendo se o computador está plugado na tomada ou usando a bateria.

Com resolução de 1280 por 800 pixels, a tela de 12 polegadas do W5A é legível e apresenta bom desempenho para filmes, mas você precisará de fones de ouvidos para conseguir um bom áudio, pois os alto-falantes localizados abaixo da tela emitem um som fraco e ruim.

Por ser um notebook pequeno, é muito fácil de fazer um upgrade no W5A. Caso os 256 MB de memória não sejam suficientes para você, há um slot acessível para aumentar a RAM. O disco rígido de 40GB também pode ser deslocado de seu compartimento na parte inferior do aparelho.

Asus W5A - gd3O modelo é a atualização de uma máquina anterior que era equipada com processador M735 Pentium de 1.7 GHz. Agora, com um Pentium M740 de 1,73 GHz, o novo W5A perdeu capacidade de bateria e o desempenho não foi nem um pouco mais rápido, conseguindo os mesmos 76 pontos no WorldBench 5. O conversor de força (power-pack), que adiciona 2 centímetros à superfície do equipamento, durou 2,9 horas, 45 minutos a menos que o primeiro W5A que testamos.

Mesmo assim, o W5A é uma máquina interessante por seu bom teclado e pela câmera embutida. Aqueles que procuram um laptop leve e com webcam, não vão se arrepender de adquirir o produto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site