Imagem de fundo do header
Novo alarme contra os espiões
Home  >  Review
REVIEW

Novo alarme contra os espiões

O tudo-em-um ZoneAlarm Internet Security Suite 6 protege contra spywares, vírus e hackers

Mary Landesman – PC WORLD/EUA

Foto:

Zone Alarm - gdO novo ZoneAlarm Internet Security Suite 6, da Zone Labs, acrescenta funções antispyware a um pacote de segurança tudo-em-um já repleto de recursos. Além de ferramentas para barrar e remover adware e spyware, o pacote vem com firewall, proteção contra vírus, controle de privacidade e segurança para mensagens instantâneas, tudo acessível por meio de uma interface unificada. PC WORLD avaliou uma cópia final do pacote de 69,95 dólares e constatou que muitos aprimoramentos em relação à versão anterior o tornam bastante atraente, embora algumas áreas ainda precisem ser melhoradas.

Ao contrário de outros pacotes de segurança, o ZoneAlarm baseia a proteção contra spyware no firewall com o objetivo de deter malwares antes que instalem a si mesmos no computador. Esta abordagem parece natural, já que o código malicioso prospera somente através de uma conexão de internet. Entretanto, um programa firewall centrado em permissão como o ZoneAlarm apóia-se na capacidade de o usuário tomar a decisão certa, o que é bom para pessoas com experiência em segurança, mas complicado para usuários domésticos medianos.

Para combater este ponto fraco, a Zone Labs oferece o SmartDefense Advisor. Ele responde automaticamente a alertas em defesa do usuário com base em políticas da Zone Labs. Durante os testes, o SmartDefense alertou sucessivamente quando um programa tentou injetar a si mesmo no Internet Explorer, tática comum usada por aplicativos adware e spyware e que poucos utilitários anti-spyware podem impedir. Também avisou quando um programa tentou modificar áreas sigilosas do Registro do sistema.

Ainda assim, em várias ocasiões, o SmartDefense não foi capaz de dizer o que deveríamos fazer com adware e spyware conhecidos. Quando um programa tentou alcançar a internet, o pacote não conseguiu sugerir uma atitude a ser tomada. E, quando se confrontou com o svchost.exe, serviço Windows crítico que acessa rotineiramente a internet, o SmartDefense informou que ainda não tinha conselhos para o referido programa. A Zone Labs diz que o recurso Smart-Defense vai melhorar à medida que coletar informação de usuários. Por enquanto, trata-se visivelmente de um trabalho em andamento.

O ZoneAlarm lida com spyware existente de maneira mais tradicional, vasculhando o sistema em busca de infecções. Para avaliar a eficácia nesta tarefa, testamos o software da ZoneLabs e o comparamos com as versões gratuitas do Ad-Aware SE Personal, da Lavasoft, e do Spybot Search & Destroy 1.4. O ZoneAlarm Security Suite removeu impressionantes 80% dos componentes adware e spyware ativos, enquanto o Ad-Aware derrotou 63% e o Spybot, 59%.

Apesar da decepção ocasional com o SmartDefense, o ZoneAlarm Internet Security Suite 6 mostrou-se um produto sólido, com firewall excelente e remoção de spyware acima da média. O pacote provavelmente é mais adequado para usuários experientes que não se importam de responder aos vários alertas de programa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site