Imagem de fundo do header
Novo, mas nem tanto
Home  >  Review
REVIEW

Novo, mas nem tanto

Studio 8, mais recente versão do pacote web da Macromedia, oferece maior integração entre os aplicativos, mas traz poucas novidades

Dennis O’Reilly

Foto:

Studio 8 210A Macromedia fez muito barulho com o lançamento do pacote de desenvolvimento para web Studio 8, cuja chegada ao Brasil era prevista para o fim de setembro. O produto de 2.320 reais oferece integração mais eficaz entre os aplicativos. Mas se você já tem o Studio MX 2004 e trabalha de forma dedicada com apenas um dos programas que o integra – o Dreamweaver, o Flash ou o Fireworks –, provavelmente encontrará poucas razões para fazer o upgrade.

Entre as novidades do Studio 8 estão o Contribute 3, para atualização de conteúdo, e o Flash- Paper 2, para conversão de arquivos em Flash ou PDF. Uma ausência sentida foi a do software de desenho FreeHand, presente nas duas edições anteriores do Studio.

Analisamos a versão beta do pacote, praticamente igual à final, segundo a Macromedia. O Flash Professional 8 mostrou mais melhorias. O programa de gráficos vetoriais tem um novo plug-in decodificador de vídeo que oferece maior controle sobre a forma de exibição de vídeo em uma página web.

Há também um upgrade do codec VP6, da On2 Technologies, prometendo melhor qualidade no momento da reprodução dos vídeos.
Já o Dreamweaver 8, software de autoria de páginas web, exibe novas ferramentas capazes de facilitar bastante a criação de folhas de estilo em cascata (Cascading Style Sheets em inglês).

O editor de imagens Fireworks 8 também ganhou suporte a CSS, mas o mais importante são os vínculos mais integrados que passou a ter com o Dreamweaver e o Flash. Agora, por exemplo, é possível importar objetos vetoriais do Flash para o Fireworks com cores, tipos e outros atributos intactos. Embora úteis, os novos recursos do Dreamweaver e do Fireworks parecem mais melhorias pontuais do que uma grande atualização. Apenas a integração mais forte entre os aplicativos, para os que dependem dela, pode fazer o pacote valer a pena.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site