Imagem de fundo do header
Internet realmente móvel
Home  >  Review
REVIEW

Internet realmente móvel

Serviço Vivo Zap 3G permite conexões de alta velocidade, mas desempenho depende da área de cobertura

Mário Nagano

Foto:

Os pontos de acesso sem fio à internet pela tecnologia Wi-Fi, públicos ou privados, espalham-se rapidamente. Além disso, o WiMAX promete transformar grandes áreas metropolitanas ou mesmo zonas rurais numa gigantesca rede local onde basta ligar o notebook para se conectar à web. Enquanto isso, porém, a telefonia móvel se desenvolve e permite conexão cada vez mais veloz por meio da rede criada para os celulares. Testamos o novo serviço da Vivo, o Vivo Zap 3G, que oferece internet banda larga sem fio para notebooks. O desempenho foi bastante satisfatório, mas a área de cobertura ainda é um pouco limitada.

Já faz tempo que as empresas de telefonia móvel oferecem serviços de acesso à internet, inicialmente com o padrão 1xRTT, cujo desempenho pode ser comparado ao de uma conexão discada. A novidade do Vivo Zap 3G é a utilização do padrão 1xEVDO (Evolution-Data Only/Optimized), um protocolo de comunicação de dados adotado pelas operadoras de padrão CDMA. Ele é bem mais veloz que o 1xRTT: o download pode chegar a picos de 2,4 mbps.

O kit Vivo Zap 3G é formado pelo CD de instalação e conexão do serviço e um cartão 1xEVDO KPC650 da Kyocera. Fabricado no Brasil, o KPC650 é um cartão PCMCIA tipo 2 com sua característica antena direcional que, quando fora de uso, pode ser dobrada sobre a parte do cartão que fica para fora do notebook.

Trata-se de um detalhe pouco estético e até mesmo inconveniente para o usuário final, já que o notebook parece ficar com uma “orelha” de fora que costuma atrapalhar na hora de guardar o portátil na mala ou bolsa. A melhor solução nesse caso é desinstalar o cartão e guardá-lo numa pequena capa protetora que acompanha o produto.

O procedimento de instalação é bastante simples e a conexão é feita pelo utilitário Passport Navigator, muito similar a um discador gratuito onde o usuário cadastra seu nome de usuário, senha e número de discagem (fornecido pela operadora). Feito isso, o sistema se conecta automaticamente e já entra em operação. Para facilitar a vida do internauta, o Passport Navigator dispõe de um medidor de intensidade de sinal e um cronômetro que mede o tempo de conexão.

O usuário do Vivo Zap 3G, para desfrutar da eficiência máxima do serviço, deve estar obviamente dentro das áreas de cobertura. Por enquanto, elas envolvem áreas limitadas de apenas três capitais brasileiras. São Paulo conta com 16 estações de transmissão e 2 hotspots, enquanto o Rio de Janeiro tem 5 estações e 3 hotspots e Curitiba, 5 estações e 1 hotspot.

Para quem estiver fora do raio de ação destes pontos, a conexão também é possível por meio da rede de estações 1xRTT, cuja área de cobertura é muito maior (1.363 municípios em 20 estados), porém numa velocidade bem mais baixa.

Numa região totalmente coberta pelo sistema, com uma configuração de teste fornecida pela Vivo em parceria com a Kyocera Wireless e a Qualcomm, conseguimos conectar num horário de rush via 1xEVDO a 155,76 kbps (19,47 KB/s). Esse desempenho pode variar para mais ou para menos de acordo com o número de pessoas conectadas ao sistema, já que a banda disponível é compartilhada.

Os pacotes de assinatura do Vivo Zap variam de acordo com o número de bytes baixados pelo usuário. Os planos são de 10 MB/mês (69,80 reais + 5 reais por MB extra), 40 MB/mês (99,80 re-ais + 2 reais por MB extra) e 1 GB/mês (199,80 reais + 1,5 real por MB extra). Em todos os casos, a assinatura é válida por 12 meses.

Trata-se, portanto, de um serviço relativamente caro para uso casual ou entretenimento, mas que atende bem às necessidades de profissionais, sejam eles liberais, autônomos ou corporativos, que precisam acessar a internet de qualquer lugar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site