Imagem de fundo do header
Mais conforto para navegar na web
Home  >  Review
REVIEW

Mais conforto para navegar na web

O Biometric Mouse Password Manager, da APC, deixa o internauta livre das inúmeras senhas, trocando-as por um leitor de impressão digital

Luís Fernando Tinoco

Foto:

APC Biometric Mouse - 200xDispositivos biométricos normalmente são associados a controles rígidos de segurança, mas, como se tornam cada vez mais comuns, há também uma variação: o uso da biometria simplesmente para tornar mais rápida e confortável a verificação de identidades. É o caso do Biometric Mouse Password Manager, um mouse óptico lançado pela APC e equipado com um leitor de impressões digitais. Sua missão: evitar a digitação de dezenas de senhas diferentes para o acesso ao computador e a sites restritos da internet.

O acessório da APC tem fácil instalação e configuração. Com conexão USB, é reconhecido automaticamente pelo Windows e, nos testes realizados com um sistema Windows XP, não apresentou conflito algum com outro mouse já presente. Depois, para o leitor biométrico funcionar, é necessário instalar o software Omnipass 3, da Softex, fornecido no pacote.

Na primeira utilização, o programa roda um assistente intuitivo para cadastramento dos usuários (até 20) e das impressões (são recomendados pelo menos dois dedos diferentes para cada usuário). Isto feito, o Omnipass passa a funcionar automaticamente em toda inicialização do Windows, dando a opção de digitação da senha ou leitura da impressão digital para o login no sistema operacional.

O software traz ainda dois módulos adicionais. O primeiro, para navegação na web, funciona apenas com o Internet Explorer e armazena as senhas definidas pelo usuário, reconhecendo os campos de login assim que um novo site é aberto. Por exemplo, ao entrar na página inicial de um sistema de webmail já cadastrado, uma janela do Omnipass aparece e é possível fazer o login apenas colocando o dedo no leitor. O outro módulo é um dispositivo de criptografia de arquivos semelhante ao já embutido no Windows, mas que condiciona o acesso ao arquivo à leitura biométrica.

A seu favor, o Biometric Mouse da APC tem a alta tecnologia do leitor, que reconhece a impressão digital por baixo da camada exterior da pele, o que permite o reconhecimento mesmo de impressões digitais sujas ou danificadas superficialmente. Nos testes, o reconhecimento funcionou muito bem e a leitura foi rápida e fácil.

Os pontos negativos, além da compatibilidade apenas com o Windows e com o Internet Explorer, são o design simples e a ausência de opções no software para o bloqueio total das senhas, o que obrigaria o uso do leitor biométrico e poderia tornar o dispositivo uma trava efetiva de segurança, como já existe opção em alguns modelos de notebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site