Imagem de fundo do header
Achados e perdidos
Home  >  Review
REVIEW

Achados e perdidos

MediaRecover Advanced recupera arquivos deletados do computador, de câmeras digitais e de cartões de memória

Luís Fernando Tinoco

Foto:

MediaRecover caixa - 200xUtilitários de recuperação de arquivos apagados ou corrompidos existem muitos. Usar todos eles é mais ou menos como visitar uma seção de achados e perdidos: você pode encontrar o que procura ou não e, caso encontre, é possível que esteja danificado e não sirva mais. O MediaRecover Advanced, distribuído no Brasil pela Office Media, desempenha bem esse papel e traz um recurso bastante útil: permite a recuperação de arquivos apagados de mídias removíveis, como câmeras digitais, memory keys e cartões de memória.

Com interface simples e intuitiva, o software varre unidades de disco em busca de arquivos apagados. Quanto mais rápido recorrermos a ele depois do sumiço dos dados, maiores são as chances de sucesso. Não há garantia, mas os testes mostraram que o software pode ser um grande aliado, principalmente para o caso de mídias removíveis, cujos dados apagados não vão parar na lixeira do Windows.

Após uma busca rápida em um dispositivo de memória flash USB, o MediaRecover encontrou e recuperou com sucesso arquivos de diferentes formatos (PDF, DOC, JPG e EXE) apagados minutos antes. O fato de o memory key não ter sido usado para a gravação de nenhuma informação depois da perda dos dados ajudou, possibilitando a recuperação de 100% das informações.

MediaRecover tela - 400x

Já o uso com câmeras digitais é um pouco mais delicado. A primeira condição para o software trabalhar é que a câmera fotográfica esteja configurada para o modo unidade de disco. Isto faz com que seja reconhecida pelo sistema operacional como uma unidade removível, de forma semelhante a um disco rígido externo. Embora este modo exista na maioria das câmeras, nem sempre ele é a configuração padrão.

Concluída essa configuração, testamos a recuperação de fotografias tiradas e apagadas em seguida. O sistema só conseguiu encontrar os três últimos arquivos apagados. Quando apagamos apenas uma fotografia e a recuperação foi feita logo em seguida, o MediaRecover salvou os arquivos em cerca de 60% das tentativas – nas demais, trouxe arquivos danificados.

Por último, submetemos o MediaRecover à análise de um disco rígido com diversos programas instalados e dados gravados. Em situações como essa, usuários inexperientes podem experimentar uma grande dor de cabeça. Em unidades de disco com muito tempo de uso, o software aponta uma infinidade de arquivos para possível recuperação. Além disso, como muitos passaram pela lixeira do Windows e foram deletados de novo na limpeza da lixeira, acabam perdendo seus nomes e locais de origem. Ao final, o arquivo pode simplesmente não ser localizado ou não ser possível sua recuperação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site