Imagem de fundo do header
Instale seus programas no memory key
Home  >  Review
REVIEW

Instale seus programas no memory key

Plataforma U3 permite uso de softwares já configurados e personalizados diretamente do pen drive

Luís Fernando Tinoco

Foto:

U3 DataTraveler - 200xOs memory keys têm capacidade cada vez maior e permitem que carreguemos conosco documentos, imagens, músicas, vídeos e o que mais quisermos. Além de maiores, porém, vêm ganhando inteligência. Uma nova geração de pen drives permite que transportemos no bolso alguns softwares já instalados, configurados e personalizados com todas as nossas informações, contas de e-mail, senhas e o que mais precisarmos, para uso seguro em qualquer PC. A inovação foi criada pela U3, empresa formada pela SanDisk e pela M-Systems.

Trata-se de uma plataforma aberta e batizada de U3 Launchpad. Na prática, é um verdadeiro mini-sistema operacional que pode ser embutido em qualquer memory key. PC WORLD testou um dos primeiros dispositivos U3 a venda no Brasil, o U3 DataTraveler, da Kingston, existente em versões de 512 MB e 1 GB. Ágil e fácil de usar, a plataforma revela-se uma ferramenta muito útil para acessar diferentes aplicativos no computador de casa ou do trabalho. E ainda, como não deixa nenhum rastro do computador após a remoção do memory key, permite o uso seguro também em internet cafés ou computadores públicos.

Como padrão, o DataTraveler da Kingston vem apenas com o sistema U3. Ao ser conectado à porta USB, o reconhecimento é instantâneo, como em qualquer pen drive simples. A diferença está no mapeamento feito pelo Windows (o U3 funciona somente em Windows XP ou 2000). Na janela Meu computador, o sistema exibe duas novas unidades. A primeira, interpretada como se fosse uma unidade de CD, é somente leitura e guarda os arquivos do sistema U3. A segunda, um disco removível, funciona como um memory key simples, permitindo a gravação de qualquer tipo de arquivo, e também armazena os softwares instalados por meio do U3 Launchpad.

O sistema portátil também exibe um ícone na barra de ferramentas, ao lado do relógio. Ao clicarmos sobre ele, um clone modificado do menu Iniciar do Windows é aberto. Lá estão opções de configuração e administração do pen drive, além da lista de softwares nele instalados. Há também um link para a U3 Software Central (http://software.u3.com/), um site que reúne uma central de downloads de programas gratuitos e uma loja online para os pagos.

Testamos as versões para U3 do navegador open source Firefox e seu cliente de e-mail, o Thunderbird, e do software de telefonia via internet Skype 1.4. Feito o download, a instalação é bastante rápida. Vale ressaltar que nem todo software disponível na web para download pode ser usado no U3. Os disponíveis no site da plataforma são versões empacotadas especialmente para isso, embora, feita a instalação, o funcionamento dos sistemas é o mesmo, com todos os mesmo recursos das versões normais.

Carregar sua conta de e-mail configurada no Thunderbird, com todo o histórico de mensagens, é um luxo fácil de usar, além dos contatos do Skype e dos favoritos e preferências do Firefox. Depois, com um dos vários softwares de sincronização de dados disponíveis, é possível manter uma cópia de segurança no desktop de casa. Outros aplicativos disponíveis são Winamp, Zinio, ICQ, Trillian, PhotoPrinter, Avast Antivírus e RoboForm. Até o OpenOffice inteiro pode ser instalado, mas ele consumirá cerca de 220 MB de seu memory key.

O ponto negativo é a ausência, por enquanto, da tradução para o português da interface do U3.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site