Imagem de fundo do header
Proteção bem light
Home  >  Review
REVIEW

Proteção bem light

Instalar e atualizar o PC Tools Antivirus é moleza. E seu computador nem vai reclamar de sobrecarga

Daniel dos Santos

Foto:

As empresas de segurança geralmente começam com a oferta de soluções antivírus e evoluem para outros programas de proteção, como firewall, anti-spyware ou mesmo ferramentas anti-spam. Mais conhecida por seus utilitários Registry Mechanic, desenvolvido para resolver panes no Windows, e o Spyware Doctor, solução destinada ao combate a programas espiões , a empresa PC Tools fez o caminho contrário com o recente lançamento de um antivírus. Seu novo produto oferece instalação rápida (menos de um minuto em um modesto computador com chip Pentium III e 120 MB de memória) e interface fácil de usar, mesmo estando em inglês.

PC Tools Antivírus 1 - 400x

Com o uso do sistema de monitoramento OnGuard, o programa oferece proteção em tempo real, trabalhando em segundo plano sem comprometer a performance do equipamento. Ao identificar a presença de alguma praga virtual, o utilitário move o arquivo para a área de quarentena, onde o documento ou programa pode ser recuperado ou removido.

É possível programar eventos como a verificação completa da presença de pragas virtuais com o Full Scan. Basta abrir a opção Scheduller em Settings. O programa permite determinar a freqüência e até mesmo em qual horário o procedimento deve ser realizado. Em busca de atualizações da lista de ameaças ou do próprio antivírus? O software permite automatizar o processo com o LiveUpdate. Dá até para dizer ao PC Tools Antivirus para verificar a existência de novas atualizações a cada 30 minutos. Basta estar conectado à internet.

Para avaliar a ferramenta, instalamos o PC Tools Antivirus em um computador com Windows XP Professional com Service Pack 2 (o programa também pode ser utilizado em máquinas com Windows 2000) e todas as atualizações. Ao ser confrontado com os arquivos de testes Eicar (www.eicar.org), que simulam a presença de pragas virtuais em um sistema, o programa de proteção identificou prontamente as supostas ameaças, exibindo mensagens no estilo de ferramentas como o popular firewall ZoneAlarm.

PC Tools Antivírus 2 - 400x

Exposto a mensagens de correio eletrônico infectadas, o programa da PC Tools identificou ameaças como o cavalo-de-tróia Trojan-Spy.Win32. Banker, exibindo mensagems de alerta. Porém, falhou ao ser ludibriado por um e-mail de phishing scam (mensagem que tenta iludir o destinatário para o roubo de informações confidenciais) em formato de webcard do Terra. O texto convidava a vítima a clicar em um link falso e a fazer o download de um arquivo. O acesso ao endereço fraudulento e a instalação do arquivo espião aconteceram sem problemas. Com isso, o computador passou a ter em seu disco rígido o cavalo-de-tróia NeroFake. A, que permite a hackers obter acesso remoto ao PC contaminado.

O PC Tools Antivírus está disponível por download por 29,95 dólares. Quem quer experimentar antes de comprar pode fazer o download gratuito da versão para teste. Ela inclui todos os recursos e vale por 30 dias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site