Imagem de fundo do header
O salto do WinZip
Home  >  Review
REVIEW

O salto do WinZip

Versão 10 do utilitário compacta e grava arquivos em CDs e possibilita a automatização de tarefas repetitivas

Maria Isabel Moreira

Foto:

WinZip 10 a - 200xNão se decepcione se, depois de instalar o WinZip 10, você não notar nada muito diferente. Aparentemente, o programa de compressão de dados mais famoso do mundo não mudou muito mesmo. Mas esta é apenas a primeira impressão. Se você optou pela interface Wizard, mude para a Classic e comece a passear um pouco pelos menus. A opção View é a primeira surpresa. Clique nesse menu e você verá o comando Files by Folder (Explorer Style). É isso mesmo. O Winzip agora pode assumir uma interface similar à do Windows Explorer, com a estrutura de árvore, para facilitar o trabalho com múltiplas pastas de arquivos.

WinZip 10 b - 200xA tecnologia de compressão também melhorou. As opções PPPMd e bzip2 garantem taxas de compressão mais elevadas para tornar mais ágil a transferência de arquivos e garantir mais espaço livre no disco. Nos testes, compactamos uma pasta com 130 arquivos de texto, planilhas e imagens que ocupava 12,8 MB de espaço em disco. Compactada no modo normal, o tamanho do arquivo baixou para 9.688 KB. No modo bzip2, o tamanho caiu para 9.656 e no PPMd reduziu para 9.418. O único inconveniente é que o novo formato PPMd não é compatível com nenhuma versão anterior do Win-Zip nem com outros programas de compactação – o bzip2 só é compatível com a versão 9 do software. Portanto, antes de usá-lo para enviar arquivos para terceiros, certifique-se de que os destinatários também tenham a versão 10 do WinZip instalada.

Com o WinZip 10 você tem a possibilidade de dividir arquivos grandes em partes durante o processo de compactação. Saiu uma atualização do programa? O WinZip pode fazer verificações automáticas de updates. Em tempos de ameaças virtuais constantes, a nova versão também oferece suporte para o Gerenciador de Anexos do Windows XP SP2. Ou seja, o programa agora alerta seus usuários sobre o perigo de extrair e executar arquivos suspeitos recebidos em e-mails.

WinZip 10 c - 400x

Todas essas novidades integram a versão Standard, vendida por 29,95 dólares. Mas é na versão Pro, de 49,95 dólares, que estão os recursos mais interessantes. Ela inclui o comando New Zip File on CD or DVD. Basta clicar nessa opção do menu File e, em uma única operação, o utilitário comprime os arquivos e queima um CD ou DVD com seu conteúdo, sem a necessidade de gravá-los primeiramente no HD.

Outro recurso prático e inovador são os Zip Jobs. Com a ajuda de um assistente, você pode automatizar qualquer rotina do programa. O assistente ajuda a identificar os arquivos que você quer compactar, onde guardá-los e de que modo o procedimento deve ser utilizado – com que periodicidade, a que horas, qual o método de compactação etc. Entre as opções sobre o que fazer com os arquivos estão o uso de criptografia, a proteção por senha e o upload para um site FTP. Ou seja, é uma excelente ferramenta para backup e armazenamento externo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site