Imagem de fundo do header
PhotoImpact 11 é bom de recursos, mas a interface…
Home  >  Review
REVIEW

PhotoImpact 11 é bom de recursos, mas a interface…

Programa da Ulead oferece ferramentas de edição de imagens e de design web interessantes, mas sua interface é tosca

Dave Johnson – PCW/EUA

Foto:

O PhotoImpact, da Ulead, sempre foi mais do que um simples editor de fotos, oferecendo ferramentas gráficas e de design para web. O resultado é um programa útil, mas prejudicado por uma interface drasticamente sobrecarregada. O programa aborda este problema com o oferta de espaços de trabalho específicos para tarefas diferentes. É uma boa idéia e um grande passo à frente, mas, no fim das contas, este aplicativo de 89,99 dólares continua um pouco mais tosco do que gostaríamos.

photoimpact2 - 185x130Nesta edição, o PhotoImpact finalmente suporta imagens RAW e profundidade de cor de 48 bits para edição avançada. Embora o pacote não inclua algumas ferramentas de um único clique para otimizar fotos automaticamente, você obterá resultados melhores, no geral, se usar as ferramentas de reparo interativas do tipo “o que parece melhor?”, inspirados em exames oftalmológicos, para exposição, seleção de cor, saturação e definição.

Inovações em edição
A Ulead acrescenta várias ferramentas inovadoras que fazem o Photoshop Elements, da Adobe, parecer antiquado. Graças ao assistente de extração de objetos atualizado do programa, talvez você nunca mais retorne às ferramentas laço. Basta destacar um objeto para que o PhotoImpact o remova do fundo com um nível de precisão jamais alcançado sem software de edição profissional.

Algum dia você já tirou uma seqüência de fotos e descobriu que seu tema foi repetidamente bloqueado por um transeunte? O SmartRemove permite coletar uma série de fotos da mesma cena, marcar elementos para remoção e depois combiná-los habilmente para criar uma imagem final que revele objetos ocultos. Dependendo da qualidade de seu material-fonte, a evidência da remoção varia de quase invisível a inconvenientemente perceptível.

O recurso High Dynamic Range volta nesta versão com uma interface mais simples e desempenho melhorado. Você pode combinar várias fotos de uma cena com iluminação complicada para criar uma imagem adequadamente exposta, sem regiões superexpostas ou subexpostas.

Preparado para a web
photoimpact1 - 190x151No lado gráfico, o PhotoImpact é repleto de recursos de design para a web amigáveis, incluindo mapas de imagem e efeitos rollover. Você também obtém modelos de páginas e grande quantidade de clip arts, sinais e efeitos como deformação de objeto e distorções, úteis para uma ampla gama de trabalhos, design de logo e outras aplicações gráficas.

Apesar dos aprimoramentos na interface, o PhotoImpact exibiu muitas imperfeições irritantes. Falta-lhe, por exemplo, um layout lógico. Algumas tarefas relativamente comuns, como corrigir com um toque, estão enterradas sob vários menus. Também detectamos uma falha recorrente quando usamos a ferramenta Enhance Lighting (é um bug conhecido que a Ulead está empenhada em corrigir) e uma incompatibilidade frustrante com uma impressora QMS MagiColor 2300, da Minolta. A Ulead confirma a existência de um problema conhecido entre o PhotoImpact e um punhado de impressoras.

A Ulead fornece dois organizadores de fotos separados no pacote: o Photo Explorer 8.6 e o PhotoImpact Album 11. Infelizmente, ambos precisam desesperadamente de atualização. Eles parecem desajeitados e obsoletos. Além disso, oferecem recursos de organização e exibição que se sobrepõem.

Se a Ulead puder tornar todas as ferramentas do PhotoImpact tão atuais e empolgantes quanto a pequena quantidade de novos recursos carros-chefes, terá um produto verdadeiramente vencedor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site