Imagem de fundo do header
Fototeca em ordem
Home  >  Review
REVIEW

Fototeca em ordem

Photo Album 6, da Corel, dá uma mão na hora de gerenciar, editar e distribuir fotografias

Maria Isabel Moreira

Foto:

photo album1 - 200x144Nem todo mundo quer ou precisa usar um programa profissional de edição de imagens como o Photoshop. Para a grande maioria das pessoas que sai por aí, câmera em punho, registrando paisagens e pessoas, o importante é dar um toque aqui e fazer um pequeno ajuste ali na produção e mandar o trabalho para a impressora, enviá-lo por e-mail ou publicá-lo na web. É justamente para quem tem essa relação sem muito compromisso com a fotografia que o programa Photo Album 6, da Corel, foi desenvolvido. Em outras palavras, não espere recursos avançados de edição, mas pode contar com uma ferramenta fácil de organizar, aprimorar, imprimir, criar ou proteger suas recordações.

A ajuda começa na hora de descarregar as imagens da câmera digital, do pen drive ou do cartão de memória. Basta conectar um desses dispositivos para que o recurso Photo Downloader se encarregue de prestar assistência e importar as imagens para o programa. Um ponto positivo é que o Photo Álbum é compatível com imagens em formato RAW, característica não muito comum em produtos da sua categoria.

A interface do Photo Álbum é bastante limpa. No topo da tela, ficam quatro guias para acesso às principais funções do programa (organize, enhance, create e share – ou, em português, organize, aprimore, crie e compartilhe). É só escolher uma delas para que, logo abaixo, apareçam os botões com recursos relacionados.  Parece simples, mas você não deixa de ter uma sensação de confusão quando se movimenta de um recurso para outro. À esquerda da tela, um painel que pode ser exibido ou recolhido exibe recursos de busca, árvore de diretórios para a organização das imagens e outras informações importantes de acordo com o contexto.

Photo Album3 - 200x197Busca, por sinal, é um recurso interessante do programa. Uma das opções de pesquisa é baseada no calendário. Também é possível localizar arquivos por palavra-chave e outras informações. Outra flexibilidade do Photo Album 6 são as photo trays (bandejas de fotos). Com elas, é possível separar fotos para posterior impressão, envio por e-mail ou upload para um serviço de compartilhamento na web – neste último caso, o único disponível é o Shutterfly (www.shutterfly.com), um serviço gratuito, mas em inglês, assim como o próprio Photo Album 6. Na parte de organização, o programa permite ainda a produção de algumas tarefas em batch (conversão para sépia e preto e branco, renomeação, redimensionamento etc) e inclui um interessante recurso de backup em mídia óptica, denominado PhotoSafe. Apagou uma foto por engano? O Photo Álbum 6 inclui a útil ferramenta PhotoRecovery, um programa à parte para recuperação de arquivos. Tirou uma seqüência de fotos de uma paisagem? Experimente a ferramenta para a produção de panorâmicas. Nos testes, a fusão das imagens não funcionou bem, mas não custa tentar.

Photo Album2 - 200x144Na parte de edição, estão os recursos básicos de ajuste automático, redução de olhos vermelhos, inclusão de textos, conversão para preto e branco ou sépia, esfumaçamento da borda e inserção de moldura (há uma grande variedade de opções). Os ajustes manuais incluem algo mais do que alteração de brilho/contraste, definição, equilíbrio de cor e saturação. Há uma ferramenta que funciona como um flash virtual e outra como iluminação traseira. Quem preferir, pode usar o assistente de ajuste em quatro passos e visualizar, em uma mesma tela, a imagem original e duas opções de aprimoramento sugeridas pelo programa em cada uma das etapas.

Photo Album4 - 200x144Os recursos de criação do Photo Álbum são bastante variados. O programa contribui para a realização de tarefas simples, como organizar mais de uma imagem para aproveitar papel até projetos mais complexos como cartões, páginas de álbum, etiquetas de CD, calendários, revistas e certificados. Um dos projetos mais interessantes é a colagem de imagens. É só selecionar o template e arrastar as imagens para os espaços determinados. As saídas possíveis? Além de impressas, enviadas por e-mail ou remetidas para um álbum virtual na web, as imagens podem virar show de slides, screen savers, papel de parede ou Vídeo CDs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site