Imagem de fundo do header
Office de bolso
Home  >  Review
REVIEW

Office de bolso

Documents to Go 8 para Palm permite editor no handheld documentos do Word, Excel e PowerPoint

Yardena Arar – PC WORLD – EUA

Foto:

Docstogo8Não estou preparado para trocar o notebok por meu smartphone Treo 650. Porém, se tivesse que fazer isso, o aplicativo Documents to Go 8 para Palm OS, da DataViz, ajudaria muito a fazer meu trabalho. Disponível também em português, o software (US$ 50) suporta Word, Excel, PowerPoint, formatos populares de arquivos de imagem e, pela primeira vez, o onipresente PDF, da Adobe. O desempenho do produto impressiona pela facilidade de uso e versatilidade.

Com o Documents to Go, é possível e arrastar e soltar arquivos do PC para o Treo ou para o cartão de expansão SD. Documentos do Office recebidos por e-mail no handheld abriram automaticamente no aplicativo apropriado (Word to Go, Sheet to Go ou Slideshow to Go). Basta clicar. E todos foram instalados no micro de mão ou em um cartão de expansão, dispensando conversões no desktop. O rival do Docs to Go, o mais barato (e menos elegante) Quickoffice Premier, da Cutting Edge Software (US$ 40), cria ícones separados para cada aplicativo. Já o Docs to Go mantém a simplicidade, fornecendo apenas um ícone na tela inicial do Palm. Clique nele e terá uma lista dos documentos suportados.

Nos testes feitos por PC WORLD, a reprodução de documentos do editor de textos da Microsoft pelo Word to Go foi fiel. O Sheet to Go fez um trabalho digno de crédito com tarefas básicas do Excel: você pode criar fórmulas e fazer formatação simples. E o Slideshow to Go permite que você troque a posição de slides do PowerPoint, entre marcadores e notas, e determine o tempo de sua apresentação.

Mas nem tudo correu bem. Não foi possível ver imagens em um arquivo do PowerPoint recebido via e-mail até mover um arquivo de programa do Docs to Go do SD Card (onde eu tinha instalado o software) para o Treo. Além disso, a reprodução de arquivos PDF apresentou problemas: em alguns momentos, hífens quebravam palavras e o texto se sobrepunha a imagens. A DataViz afirma que outros dispositivos de mão talvez tenham problemas com arquivos em PDF. Mesmo assim, o Docs to Go permitiu, mesmo sem um notebook, agilizar o trabalho enquanto eu estava em trânsito. É melhor ter uma versão compacta do Office do que nenhuma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site