Imagem de fundo do header
Gravados e impressos
Home  >  Review
REVIEW

Gravados e impressos

Writemaster SE-W164 grava um DVD em menos de nove minutos, mas pode gastar perto de meia hora para imprimir a identificação na mídia

Mário Nagano

Foto:

WritemasterA tecnologia LightScribe foi anunciada pela HP em 2004 com a promessa da fácil identificação de mídias ópticas com  o uso do próprio mecanismo de escrita do drive para desenhar textos e imagens sobre CDs e DVDs compatíveis. O resultado final é uma impressão de ótima definição, mas de baixo contraste – os caracteres e ilustrações aparecem em tom de sépia em um fundo dourado fosco. Ou seja, a leitura fica um pouco prejudicada. Apesar dessa limitação, vários fabricantes investiram em produtos LighScribe. PC WORLD já avaliou um gravador de DVD da BenQ compatível com a tecnologia, o DW1625 (leia review em www.pcworld.com.br/DW1625). A novidade agora fica por conta da Samsung. Ao contrário do produto da BenQ, o Writemaster SE-W164 é uma unidade externa com porta USB 2.0 que grava DVD-R a 16x, DVD+R Dual Layer a 8x e CD-R a 48x.
 
Um dos pontos fracos do produto é justamente seu diferencial. O recurso LightScribe do gravador da Samsung levou 21 e 27 minutos para gravar, respectivamente, um rótulo no modo normal e outro em alta qualidade e 18,5 minutos para fazer uma impressão em rascunho. Se levarmos em conta que a unidade grava dados em um DVD-R em menos de nove minutos, quem usar o recurso vai produzir, em média, dois DVDs (dados e rótulo) por hora, quando, sem a impressão na mídia, poderia gerar pelo menos o triplo disso. Ou seja, se você faz questão do recurso, esqueça a pressa. Caso contrário, a alternativa é usar uma impressora como a Stylus Photo R200 e a R220 que também imprimem CDs com mais agilidade e com a vantagem extra do uso de cores.

Como um gravador de CD/DVD, o Writemaster SE-W164 saiu-se bem. Nos testes de leitura com o Nero CD-Speed, obteve desempenho médio de 31,4x, variando entre 16,9x e 41,6x. No modo DVD, a média foi de 6,4x, com variações entre 3,4x e 8,34x. Vale a pena lembrar que a velocidade de 1x do CD (150 KBps) difere da velocidade do DVD (1,38 MBps). Para gravar um DVD-R de 4,7 GB a 8x, o Writemaster SE-W164 levou 8min31s. Não verificamos, no entanto, o desempenho máximo declarado porque o Nero limita a velocidade da gravação de acordo com o tipo de mídia e não dispúnhamos de unidades DVD-R de 16X durante os testes.

Alguns detalhes tornam o uso do Writemaster SE-W164 bastante prático. Um interruptor na parte de trás, por exemplo, facilita seu desligamento quando não está em uso, enquanto uma modificação no desenho da gaveta protege os usuários contra danos causados pelo estilhaçamento de mídias Além disso, o equipamento pode funcionar como unidade de boot desde que o BIOS do computador aceite o recurso. Um curioso utilitário da própria Samsung atualiza automaticamente o firmware do gravador pela internet. Por falar em utilitário, o equipamento vem com um pacote de programas bastante rico, na maioria composto de produtos da Nero AG, entre eles o Neto Express 6 para gravação de mídias graváveis, o InCD 4 para gravação de mídias regraváveis, Nero Vision Express para edição e autoria de vídeos, o Nero Show Time para reprodução de mídias e o Nero Back It Up para cópias de segurança. Curiosamente, o produto mais conhecido da Nero – o Burning ROM – não faz parte desse kit.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site