Imagem de fundo do header
Prepare a pipoca
Home  >  Review
REVIEW

Prepare a pipoca

Solução de home theater da HP combina projetor, sistema de som e player de DVD no mesmo equipamento

Mário Nagano

Foto:

EP 9010 - 201x137Para montar um home theater, o roteiro é mais ou menos o seguinte: adquirir um DVD player ou videocassete, TV ou projetor de tela grande, sistema de som com decodificador de múltiplos canais com suas respectivas caixas acústicas e algumas dezenas de metros de cabos para interligar toda essa parafernália eletrônica. Além de não ser barato, este empreendimento costuma ser complexo e trabalhoso para quem não é iniciado no ramo. A solução prática são os chamados instant home theaters, equipamentos tudo-em-um que só precisam ser ligados à tomada para que o show tenha início.

Essa comodidade é o que promete, por exemplo, o EP 9010 Instant Cinema, um projetor digital da HP com tecnologia DLP. Com 52,3 centímetros de largura por 32 de altura e 39,8 de profundidade e 10 quilos, o equipamento não é compacto nem leve. Mas nesse gabinete inclui caixas de som envolventes com subwoofer na base, painel de controle no topo e DVD player na lateral. Este player integrado reproduz DVD de vídeo, DVD+R/RW, DVD-R/RW, VCD, SVCD, imagens JPG, CD-R/RW, MP3 audio, CD de áudio comum e Kodak Picture CD. Para facilitar o transporte em pequenas distâncias, tem até uma alça. Só falta mesmo um receptor de TV, ausência que pode ser sanada com o uso de um receptor avulso ou mesmo um videocassete doméstico.

O EP 9010 Instant Cinema tem resolução nativa de 800 por 600 pontos e relação de contraste de 400:1. O equipamento conta com entrada S-Video, vídeo componente e vídeo composto e entrada e saída de som estéreo, incluindo opção de saída 5.1. Como não foi feito para o mundo corporativo, não inclui saída SVGA de 15 pinos para conexão com computadores.  Se essa ligação for necessária, é preciso utilizar a entrada DVI e o adaptador DVI-SVGA incluso no pacote. Versátil, o novo projetor da HP é compatível com os padrões de cor NTSC, PAL-M, SECAM e já está pronto para HDTV.

A lente de projeção da empresa alemã Carl Zeiss possui controle de foco e zoom manual, permitindo a projeção de telas com diagonal de até 103 polegadas (2,74 metros) a dez metros de distância. A distância mínima de foco é de 1 metro. A base fixa na forma de taça facilita o direcionamento da imagem na parede. Para ajudar na nivelação horizontal, há um ajuste extra em uma das laterais.

O painel de controle do EP 9010 comanda tanto as funções clássicas de um projetor (seleção de sinal, ajustes, modo de tela etc) quanto de DVD (play, pause, eject etc). Para maior comodidade, acompanha o produto um pequeno controle remoto de desenho oval que reproduz quase as mesmas funções do painel. Tanto o painel quanto o controle remoto têm botões iluminados para uso mesmo em salas escuras.

Sensores infravermelhos estão posicionados nas partes frontal e traseira do EP 9010, o que amplia o raio de ação do controle remoto, mas não impede que o usuário tenha de apontá-lo para algumas direções estranhas, dependendo de onde o projetor estiver instalado.

Nos testes, o EP 9010 foi capaz de reproduzir imagens de ótima qualidade em locais pouco iluminados (seu ambiente natural). Em salas com muita luz, a imagem perdeu contraste, principalmente nas áreas claras, o que pode causar certo desconforto.  Notamos também que o projetor tende a esquentar depois de algumas horas de uso. Em outras palavras, é recomendável instalá-lo em locais bem arejados com bastante espaço livre ao redor para facilitar a circulação de ar em seu interior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site