Imagem de fundo do header
AGP ou PCI-E? Tem os dois
Home  >  Review
REVIEW

AGP ou PCI-E? Tem os dois

Placa-mãe da MSI permite uma transição mais suave entre a velha tecnologia AGP e a mais moderna PCI-E

Mário Nagano

Foto:

915PL Neo-V - 200x135Quando lançou o Grantsdale, a Intel promoveu um salto tecnológico significativo na área de desktops. Mas toda a inovação promovida com essa plataforma não ocorreu sem sacrifícios. Em nome de uma com-putação melhor, a empresa de Santa Clara teve de deixar para trás alguns itens. O abandono do barramen-to AGP em favor do PCI-E, bem mais moderno e com maior potencial de evolução, foi uma dessas deci-sões.

Muita gente pode não ter gostado dessa mudança, principalmente quem havia acabado de investis em uma placa de vídeo AGP de bom desempenho (algumas com preço igual ou superior ao de um computador simples, diga-se de passagem). Na época, a Intel deixou claro que não desenvolveria mais placas-mãe com slot AGP. Mas também disse que não teria como impedir que outras empresas suprissem essa lacuna. A MSI aproveitou a brecha e, como resultado, desenvolveu a 915PL Neo-V, uma placa-mãe ATX baseada no chipset Intel 915PL que comporta dois slots PCI, um PCI-E x1, outro x16 e, seu grande atrativo, um slot AGP – mais exatamente um slot AGR (Advanced Graphic Riser), solução criada pela empresa que permite usar placas AGP com o barramento PCI-E.

A Biostar possui uma solução semelhante (XGP – Extreme Graphics Port), mas que usa o barramento PCI. Tanto o XGP quanto o AGR são soluções parcialmente compatíveis com o AGP 8X padrão, de modo que ambas as empresas mantêm listas de placas já testadas e aprovadas para trabalhar com suas soluções. Essas listas estão disponíveis na web nos respectivos sites da Biostar (clique aqui) e da MSI (clique a-qui) endereços www.biostar-usa.com/knowledgespec.asp?faqid=99962 e www.msi.com.tw/html/products/mainboard/agr/7135agr.pdf

A 915PL Neo-V é indicada para uso com os processadores Pentium 4 e Celeron D com encapsulamento LGA 775. Infelizmente, a placa não aceita os novos modelos dual-core como o Pentium D. A placa conta com duas portas seriais, uma paralela, oito USB 2.0 (quatro internas e quatro montadas no painel trasei-ro), porta de rede Fast Ethernet (10/100 Mbps), som de seis canais, interface de disco flexível e dois s-lots para pentes de memória DDR 333/400 com capacidade para até 2 GB. Como é comum nas placas mais recentes, a 915PL Neo-V vem equipada com quatro portas SATA e apenas uma porta EIDE UDMA 66/100, o que significa que apenas dois dispositivos IDE (normalmente unidades de CD ou DVD) podem ser usadas nessa placa. Ou seja, é quase obrigatória a migração para os novos discos com porta SATA.

Para testar o componente, fizemos uma montagem com um processador Pentium 4 670 (3,8 GHz), pente de memória de 512 MB DDR 400 da Kingston (KVR400X64C3A/512), disco rígido SP0812C SATA de 80 GB da Samsung e placa de vídeo NX7800GTX PCI-E da própria MSI. A 915PL Neo-V mostrou bom de-sempenho, obtendo 84 pontos no PC WorldBench 5, 176 pontos no Sysmark 2004 e 4.347 pontos no PC-Mark. Impulsionado pela placa de vídeo NX7800GTX, o desempenho gráfico foi muito bom, batendo 6.158 pontos no 3DMark’05 e 19.086 pontos no 3Dmark 2001SE.

É, portanto, uma opção de upgrade interessante, já que permite que os interessados em migrar para um Pentium 4/Celeron com LGA775 reaproveitem vários componentes de um computador mais antigo, como pentes de memória DDR 333/400, placa de vídeo AGP, unidade de CD-DVD e, dependendo do caso, até o disco rígido, gabinete, mouse, teclado e monitor. Vale observar que a entrada de alimentação da placa-mãe 915PL Neo-V é de 24 pinos (mais a entrada extra de 12V), característica que difere um pouco do modelo de 20 pinos usado desde a introdução do padrão ATX. O ideal, nesse caso, é acrescentar uma fon-te compatível na lista de compras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site