Imagem de fundo do header
Dúvida não escolhe hora
Home  >  Review
REVIEW

Dúvida não escolhe hora

Dicionário Michaelis ganha versão bilíngüe para Palm e Pockets PCs

Maria Isabel Moreira

Foto:

Dicionário Michaelis ganha versão bilíngüe para Palm e Pockets PCs

michaelis_palm_caixa - 150x204Quem é fã do dicionário Michaelis e adepto dos handhelds já pode unir o útil ao agradável. Em parceria com a Melhoramentos, a Amigo Mouse desenvolveu versões do dicionário tanto para dispositivos Palm quanto para Pockets PCs. O DicMaxi Michaelis Palm e o DicMaxi Michelis Pocket são bilíngües (português-inglês e inglês-português) e oferecem acesso ao significado de mais de 165 mil verbetes. Esse número é praticamente o mesmo exibido pelo dicionário de papel completo da marca, que traz mais de 167 mil definições (a versão de bolso de papel, denominada minidicionário, inclui apenas 18 mil verbetes).

PC WORLD avaliou o DicMaxi Michaelis Palm. A seu favor, o dicionário apresenta definições bastante completas, incluindo classe gramatical, exemplos para facilitar a compreensão e chave de pronúncia para atender quem não se contenta em conhecer o significado de uma palavra, mas quer saber também como ele é dita. Em algumas situações, é possível saltar de uma definição para outra correspondente (de “abacinar”, por exemplo, chega-se a “abaçanar”).

michaelis_palm_tela - 170x237As buscas podem ser feitas tanto pela rolagem na lista de verbetes como pela pesquisa de palavras no campo correspondente. Se você está usando outro aplicativo e tem dúvida a respeito de uma palavra escrita, precisa apenas acionar o dicionário usando o atalho definido pelo programa (um traço na diagonal na área de texto da escrita Graffiti e, na seqüência, um clique no ícone do dicionário). Feito isso, o programa abre automaticamente o dicionário na página com a definição desejada.  Depois, é só clicar no botão Ocultar no canto inferior direito para voltar à aplicação de origem.

A lista de verbetes e as definições podem ser dispostas de quatro maneiras na pequena tela do handheld. Basta clicar no ícone correspondente e selecionar a disposição preferida para alternar entre elas. Apesar da extrema simplicidade da interface, podem surgir dúvidas, certo? E aí está um dos pontos negativos do programa. No menu correspondente, você vai descobrir que não há uma única explicação, apenas uma indicação para procurar o site do distribuidor, a XpressSoft. Até a data de conclusão deste teste, no entanto, nenhuma página de ajuda estava disponível no site indicado. Na caixa do programa, também não há sequer uma folhinha com alguns esclarecimentos. Ou seja, a saída é experimentar até aprender.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site