Imagem de fundo do header
Impressão econômica
Home  >  Review
REVIEW

Impressão econômica

Equipamento a laser ML-2551N, da Samsung, facilita a economia de papel e toner

Mário Nagano

Foto:

ML-2551N - 200x185Um dos principais atrativos da tecnologia de impressão a laser é o menor custo por página. E essa economia pode ser ainda maior com a adoção de hábitos como aproveitar melhor a mídia ou utilizar os modos de economia de toner para trabalhos que não exijam alta qualidade de saída. O problema é que essas facilidades costumam ficar escondidas dentro de alguma opção do driver de impressão ou mesmo sob vários níveis de opção do painel de controle do equipamento.

Felizmente, isso não acontece com o equipamento Samsung ML-2551N, impressora a laser de pequeno para médio porte indicada para uso departamental, pequenos escritórios ou microempresas que precisam de uma impressora de uso geral para ser compartilhada entre vários PCs.
Para facilitar a vida do usuário, tanto o modo de impressão duplex quanto o de economia de toner podem ser ativados por meio de botões localizados no painel de controle da impressora. Segundo a empresa, a economia de tinta pode chegar a até 40% com esse recurso sempre ativo. E o sistema de economia de toner não tem nada a ver com o modo rascunho. Com isso, é possível imprimir em alta quali-dade (1.200 ppp) economizando toner.

Nos testes realizados por PC WORLD, a ML-2550N imprimiu documentos a 17,1 ppm no modo normal (600 ppp) e a 17,4 ppm no modo rascunho (300 ppp). Para imprimir uma página de gráficos no CorelDraw 9, o tempo médio foi de 22,6 segun-dos. Se comparada com a ML-1610 (equipamento analisado na edição de janeiro de 2006 de PC WORLD), a ML-2550N foi quase 22% mais veloz.
Como era de se esperar, há perda de desempenho no modo duplex, já que o papel percorre um caminho maior na impressora. Nesse modo, a velocidade de im-pressão caiu para 10,7 ppm.

De maneira geral, a qualidade de impressão dos textos foi boa mesmo no modo rascunho. O mesmo pode ser dito sobre o modo de economia ativado nos vários níveis de qualidade. De fato, só é possível notar a diferença colocando documen-tos lado a lado para notar que em um deles os caracteres impressos são levemente mais claros que o outro.

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito na impressão de gráficos (principalmen-te fotos), com mudanças de tons mais bruscas entre texturas claras e escuras. Nesse caso, o ideal é que, para obter o melhor resultado, o usuário opte pelo modo de impressão de alta qualidade (1.200 ppp), com o modo de economia desligado.

A ML-2551N segue o mesmo estilo de outras lasers da Samsung com gabinete de desenho simples e funcional. Mas se o apelo visual não é o seu forte, suas características técnicas chamam mais atenção: dentro de seu gabinete relativamente compacto (38,6 centímetro de largura por 32,6 altura e 44,6 de profundidade) reside um mecanismo de impressão com carga de trabalho estimada em 100 mil pági-nas/mês, o que a coloca em uma classe de produtos capaz de atender a um grupo de trabalho dos mais atarefados.

Ela vem equipada com processador de 266 MHz e 32 MB de RAM (expansível pa-ra 160 MB). Sua resolução máxima é de 1.200 ppp (pontos por polegada), destinada aos trabalhos de alta qualidade, sendo mais freqüente o uso do modo normal (600 ppp) e o rascunho (300 ppp). A impressora traz duas entradas de papel: a principal do tipo gaveta para 500 folhas e a secundária na forma de uma bandeja frontal para até 100 folhas, ambas com alimentação automática. E ainda é possível instalar uma segunda gaveta (opcional) para mais 500 folhas.

Como nos equipamentos da HP e da Lexmark, o cartucho de toner da ML-2551N (ML2550DA – 799 reais) já vem com o cilindro de imagem integrado, com autonomia estimada em 10 mil páginas. Assim, seu custo por página impressa é de 8 cen-tavos de real. Mas vale lembrar que o cartucho inicial que acompanha o produto oferece a metade dessa autonomia.

Além da linguagem de impressão PCL-6, a ML-2551N já vem com PostScript nível 3 instalada de fábrica, assim como três portas de comunicação: paralela, USB 2.0 e rede Fast Ethernet (10/100 mbps). Entre os sistemas operacionais suportados estão Windows, Macintosh, Linux, Solaris, HP-UX e SCO Unix.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site